Friozinho vai aparecer, mas em períodos curtos. No geral, as temperaturas nesta estação serão mais altas do que o normal

22 de junho de 2019

O inverno começou nesta sexta-feira (21) com termo firme e ensolarado em Santa Catarina. O amanhecer foi gelado na Serra Catarinense, com temperaturas negativas e geada.

Conforme previsão da Epagri/Ciram, o fim de semana será de sol com poucas nuvens. Temperaturas baixas ao amanhecer, com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.

O tempo muda na terça-feira (25) devido a aproximação de uma frente fria, que provoca chuvas isoladas do Oeste ao Litoral.

Meteorologistas da Epagri/Ciram destacam que o inverno deve ser mais quente do que o normal em Santa Catarina, mas terá períodos de frio significativo com temperatura próxima de zero grau e negativa, com formação de geada nas áreas altas do Estado, devido a chegada de massas de ar frio, comuns nesta época do ano.

No entanto, neste ano as massas de ar frio devem ter rápido deslocamento pelo Sul do Brasil, deixando os períodos de frio mais curtos (1 a 3 dias), alternando por períodos mais aquecidos, por influência do fenômeno El Niño e possíveis bloqueios atmosféricos.

Com relação a chuva, a expectativa é de que fique acima da média climática, lembrando que o inverno é a estação mais seca do ano. São esperados períodos de chuva frequente, que podem elevar os totais mensais, mas também devem ocorrer períodos com pouca chuva no Estado.

Sábado a segunda-feira (22 a 24/06):

Tempo: sol e poucas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: baixa ao amanhecer, com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul, no fim de semana. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) em deslcocamento para o oceano.

Terça-feira (25/06):

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. Na tarde e noite, condição de chuva isolada do Oeste ao Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS, devido a aproximação de uma frente fria.

Temperatura: em elevação. No fim do dia, declínio no oeste e sul do estado.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 26 de junho a 05 de julho de 2019

Neste perído há indicativo de chuva mais frequente em SC. No dia 26/06, uma frente fria passa por SC, provocando chuva na maioria das regiões. Por volta do dia 30/06, outra frente fria desloca por SC, provocando chuva.  Após a passagem das frentes frias, a temperatura diminui com condição degeada nas áreas altas, especialmente do Planalto Sul, devido a chegada de massas de ar frio. No início de julho o frio deve ser mais intenso em SC.

Mais Acessadas