Região também se destaca pela produção da ameixa de alta qualidade e da exótica pitaya

5 de julho de 2019

Com variedades diversas, a região se destaca na produção de uvas e vinhos. Com 1700 hectares de parreiras, a região do Vale do Rio do Peixe é a maior produtora de uvas em Santa Catarina. São 19,9 mil toneladas da fruta, o que corresponde a 86% da produção estadual. Os municípios que protagonizam esse cenário são Caçador, Pinheiro Preto, Tangará e Videira.

São diversas variedades de uvas cultivadas na região, tanto para o consumo de mesa como para a produção de suco, vinhos e espumantes.
Em reportagem da série Vale dos Pomares, a RBV Rádios conversou com pesquisadores, técnicos e produtores para saber um pouco mais sobre a viticultura. A reportagem é de Márcio Luiz.

Além da maçã, uva e pêssego, a região do Vale do Rio do Peixe também é referência na produção de ameixa. Com 650 hectares de pomares, espalhados principalmente nos municípios de Fraiburgo, Videira e Tangará, é a região que mais produz no Brasil. Segundo pesquisadores, além do clima favorável, a cadeia produtiva da ameixa na região é organizada, com fruticultores especializados. E isso reflete na qualidade da fruta, que faz sucesso entre os consumidores de todo o Brasil.

Na série especial da RBV Rádios – Vale dos Pomares – a reportagem mostra também uma fruta exótica, mas que tem alto valor no mercado e pode ser alternativa na região Meio-Oeste de SC, a pitaya. Ouça a reportagem de Fabiano Trindade.

Mais Acessadas