Em São Joaquim, flocos foram vistos por moradores e turistas por volta das 2h30min

6 de julho de 2019

Quem escolheu São Joaquim, no alto da Serra, para ver a neve, acertou. Os primeiros flocos começaram a cair no início da madrugada deste sábado (6), por volta das 2h30min. Assim que a neve começou a aparecer, moradores e turistas foram até o centro da cidade para ver os tão esperados flocos caindo.

Os carros e árvores foram cobertos pelos poucos pontinhos brancos, o que animou visitantes e moradores. A incidência do fenômeno foi confirmada pelo meteorologista Leandro Puchalski após a análise dos registros. Segundo ele, também nevou de maneira bem fraca no Mirante da Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, por volta de 20h desta sexta-feira (05).

Em Urupema, o amanhecer também foi gelado. Mas, por lá, a neve não apareceu. O frio intenso mudou a paisagem, encobrindo os campos com uma camada branca e pesada. O responsável foi o fenômeno chamado sincelo, confirmado por Puchalski.

As temperaturas foram baixas em diversas cidades de Santa Catarina no início da manhã deste sábado. A menor delas foi registrada no Morro das Torres, em Urupema, onde os termômetros marcaram -5,6ºC, com sensação térmica de – 15 ºC.

Previsão para os próximos dias

O fim de semana deve ser de sol em todas as regiões do Estado, mas o frio segue presente. Entre a Serra e Meio Oeste, o sábado deve ser marcado por nebulosidade durante a manhã, com sol ao longo do dia. As temperaturas máximas no domingo devem ficar em torno de 14°C e 17°C.

Muitas cidades tiveram até temperaturas menores do que nas últimas manhãs. Isso porque o centro do ar frio polar começa a influenciar o Estado. Numa massa de ar frio, as menores temperaturas estão justamente no centro do sistema.

​Morro das Torres, Urupema -5,6ºC

Morro da Igreja -5,5ºC

Caçador -4,7ºC

Água Doce -4,2ºC

Urubici e Lebon Régis -4ºC

São Joaquim e Tangará -3,9ºC

Maravilha -3,5

Florianópolis 3,3ºC​

A maioria das cidades do Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte amanheceram abaixo de 0ºC como mostra as estações do Ciram.

PODERÁ NEVAR NOVAMENTE?

A janela para neve vai fechando. Nestas primeiras horas do sábado até pode, mas a medida que o turno vai terminando e chegando a tarde a umidade diminui e o sol aparece cada vez mais. A partir da tarde e no domingo a chance de neve é zero.

TEMPO NO FIM DE SEMANA

Esta ar frio é seco e por esse motivo vamos ter a presença do sol em todas as regiões com ele até predominando durante boa parte dos dois dias. Entre Serra e Meio Oeste, muitas nuvens neste sábado de manhã com sol ao longo do dia.

Durante as tardes temperaturas um pouco melhores com destaque para amanhã quando boa parte do Estado deverá ter algo entre 14 e 17°C

EXTREMOS DO FRIO

Geada no amanhecer desse domingo em muitas nuvens. Até com chance para o Litoral onde normalmente não há condições.

Se preparem para um amanhece desse domingo de gelo. Abaixo a temperatura prevista nas primeiras horas do dia

PRÓXIMA SEMANA

Frio que ao longo da semana que vem irá perder força. A segunda ainda amanhece fria, mas depois perde força.

Mais Acessadas