Região reúne a riqueza cultural dos colonizadores, belezas naturais e muitas atrações para os turistas

27 de julho de 2019

Região histórica de Santa Catarina, o Vale do Contestado foi palco de um dos principais conflitos sociais brasileiros. Na Guerra do Contestado (1912-1916) camponeses e governo federal se enfrentaram, em um confronto que resultou na morte de mais de 5.000 pessoas. Essas memórias encontram-se preservadas em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa, principalmente nos municípios de Caçador, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas.

Conhecida pelo seu marco histórico, a região reúne a riqueza cultural dos colonizadores e belezas naturais. Entre os 45 municípios que são roteiros de inverno na região, destacamos a cidade de Treze Tílias a seguir neste guia.

TREZE TÍLIAS
Marcada pela forte característica dos colonizadores austríacos, os turistas que passam pela cidade até fazem uma mera semelhança com a cidade europeia, já que a preservação da cultura local é muito forte.

Fundada por imigrantes austríacos que, de acordo com a história, colonizaram a cidade após fugir de uma forte crise no seu país, o município ficou conhecido como o Tirol brasileiro e isso é motivo para atrair curiosos que querem conhecer a pequena região com pouco mais de 7.000 habitantes. Além disso, visitá-la na estação das baixas temperaturas é sentir o extremo inverno na casa de zero grau.

Veja o que você encontra ao passar por Treze Tílias:

Museu Municipal Andreas Thaler: com arquitetura imponente e em forma de castelo, o lugar foi a casa de um dos colonizadores da cidade, depois virou prefeitura e agora é o museu municipal. Com a história preservada, o ponto turístico que mais atrai visitantes na cidade mantém todos as mobílias, ferramentas usadas pelos colonizadores e até as vestimentas típicas.

Parque do Imigrante: com um lago em formato da Áustria, o Parque do Imigrante faz referência aos nove estados daquele país. Além disso, com a virada do milênio, foi criado um monumento e colocado no parque municipal.

Parque Lindendorf: se fosse apenas pela fama do jardim, já valeria o passeio. Mas o lugar ainda conta com uma minicidade em forma de maquete gigante, sendo possível ver Treze Tílias de forma panorâmica.

A Maria Fumaça é uma das atrações da cidade. Situado às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, o município tem forte gastronomia e é um dos principais polos turísticos do Oeste de Santa Catarina.

A Cachoeira do Rio Bonito tem altura de 30 metros, além de infraestrutura de Camping, restaurante e venda de produtos artesanais

Mais Acessadas