O sistema avança direto do Sul do Chile e do Sul da Argentina começando a sua influência em Santa Catarina no decorrer da sexta-feira

30 de julho de 2019

Apesar das tardes desta semana terem temperaturas agradáveis e até certo aquecimento – a quinta-feira terá a tarde mais quente – a previsão indica que uma forte massa de ar frio polar chegará ao nosso Estado.

O sistema avança direto do Sul do Chile e do Sul da Argentina começando a sua influência em Santa Catarina no decorrer da sexta-feira. Neste dia, a “maior” temperatura deverá ocorrer no início do dia. Isso porque ao longo da sexta o ar frio polar avança derrubando as temperaturas.

Para terem ideia, na tarde de sexta-feira a previsão é de:

5 a 7°C Oeste e Planalto Norte

4 a 6°C Serra

10 a 12°C Sul e Grande Florianópolis

15 a 17°C Vale do Itajaí e Norte

Próximo fim de semana

Temperaturas típicas de inverno em todas as regiões. O sábado deverá amanhecer abaixo de 0°C na Serra e Meio Oeste. Algo entre 2ºC e 5°C em muitas cidades.

No domingo, o frio será pela mesma intensidade até com algumas cidades tendo temperaturas até menores. No Oeste, próximo de 0°C. Os pontos altos da Serra poderão amanhecer com 5 a 6°C abaixo de zero.

Extremos de frio

A geada deverá aparecer no sábado entre Planalto Norte, Meio Oeste e Oeste, mas em áreas mais propícias de baixadas. No domingo, geada ampla em muitas cidades do Estado com exceção do Litoral.

O sincelo tem chance de ocorrer no Morro das Torres, Urupema.

Neve é uma possibilidade que precisa ser acompanhada nos próximos dias. Hoje com o que temos de informação tem uma possibilidade entre sexta-feira e a madrugada de sábado, só neste período.

Como a previsão de neve tem maior confiabilidade 48h a 24h antes, é uma informação que necessita de acompanhamento.

Mais Acessadas