A manhã congelante visitou São Joaquim para trazer uma prévia do frio que chegará ao Estado neste fim de semana

1 de agosto de 2019

Apesar da nebulosidade que vai dando espaço ao sol na maior parte de Santa Catarina ao longo desta quinta-feira, em São Joaquim, na Serra, a geada apareceu trazendo uma prévia do fim de semana gelado que vem ao Estado a partir de sexta-feira.

Sexta-feira com chuva e neve, frio intenso e geada no fim de semana!

Quinta-feira (01/08):Tempo: firme com sol e algumas nuvens em SC. Mais nebulosidade entre tarde e noite, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul nas áreas próximas ao RS.Temperatura: em rápida elevação durante o dia, chegando a 30°C no Oeste.Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas fortes.Sistema: massa de ar seco no Paraná e Santa Catarina, com avanço de uma frente fria pelo Uruguai e Rio Grande do Sul.

Sexta-feira (02/08):Tempo: encoberto com chuva do oeste ao sul do estado e na Grande Florianópolis,melhorando no final da tarde e noite no Extremo Oeste e no Litoral Sul, próximo ao RS. Nas demais regiões, aumento de nuvens no decorrer da manhã, com chuva na tarde e noite.Observação: a chuva prevista é pouca significativa (5 a 15 mm) e mal distribuída.Temperatura: em declínio acentuado com a mínima sendo registrada à noite, devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar RS e SC. No decorrer da tarde e noite há indicativo de neve no Planalto Sul e parte do Meio Oeste, com temperatura próxima de 0°C (Veja Aviso Meteorológico).Vento: sudoeste a sul, com variações de nordeste pela manhã no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, moderado com rajadas fortes.Sistema: passagem de frente fria por SC e avanço de uma massa de ar polar pelo RS e SC.

Sábado (03/08):Tempo: instável, commais nuvens pela manhã do Planalto ao Litoral e chuva fraca na madrugada da Grande Florianópolis ao norte do estado. Na maior parte de SC tempo firme, com nevoeiros ao amanhecer e ensolarado na maior parte do dia.Temperatura: muitobaixa devido à intensa massa de ar polar, com condição de neve no Planalto Sul e parte do Meio Oeste na madrugada e início da manhã e com geada amplanas áreas altas do estado ao amanhecer. A temperatura mínima será de – 9°C em Urupema e – 5°C em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 3 a 7°C.Observação: na maior parte das regiões o frio será mais intenso com registro da temperatura mínima à noite.Vento: sul na maior parte do estado, com variações de sudoeste do Planalto ao Litoral, fraco do Oeste ao Planalto e moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (04/08):Tempo: mais nuvens com formação de nevoeiros isolados no início do dia, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia tempo firme e ensolarado em todas as regiões de SC.Temperatura: baixa em todas as regiões, devido à massa de ar polar, com formação degeada ampla nas áreas altas do estado ao amanhecer. Temperatura mínima próxima e abaixo de 0°C em boa parte do Oeste, Meio Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí. A temperatura mínima será de -6°C em Matos Costa, – 7°C em Urupema e – 3°C em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 3 a 7°C.Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (05/08):Tempo: firme e ensolarado do Oeste ao Planalto Sul e com algumas nuvens nas demais regiões de SC. Em especial na faixa litorânea da Grande Florianópolis e do Litoral Norte mais nebulosidade e formação de nevoeiros entre a tarde e noite, devido a umidade que chega do mar .Temperatura: em gradativa elevação, mais altas em relação aos dias anteriores no período da tarde. Amanhecer ainda com temperatura mínima bastante baixa na maior parte do estado, com valores próximos e abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Norte, Planalto Sul e Meio Oeste.Vento: sudeste, passando a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e passando a leste no Vale do Itajaí, e da Grande Florianópolis ao norte do estado.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de agosto de 2019

  Maior parte do período com tempo firme, sol e poucas nuvens em SC. Temperatura e elevação entre os dias 06 a 10/08 e amena de 12 a 14/08. Entre os dias 10 e 11/08 uma frente fria passa por SC causando mais nebulosidade e chuva pouco significativa para SC.

Mais Acessadas