Preferência é por doação de sangue do tipo O- que está com estoque abaixo do ideal

9 de agosto de 2019

Neste sábado (10) os hemocentros de Blumenau, Joinville, Joaçaba e Lages estarão abertos para receber doações de sangue. De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), os estoques de sangue O- estão um pouco abaixo do normal, por isso é recomendado que pessoas com este tipo sanguíneo compareçam aos locais de doação.

No Hemocentro Regional de Blumenau serão distribuídas 100 senhas para doação de sangue e 25 Cadastros de atendimento para cadastro de doação de Medula Óssea. O local fica na Rua Theodoro Holtrup e o atendimento será feito pela manhã das 8h15min às 11h.

Já em Joinville as atividades vão até às 11h30min na Av. Getúlio Vargas. A recomendação é que Grupos com mais de 10 pessoas façam agendamento. Joaçaba e Lages atendem das 8h às 12h, na Av. XV de Novembro, 23 e Rua Felipe Schmidt, 33, respectivamente.

É importante lembrar que para doar sangue a pessoa não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

Quem pode doar:

Pessoas entre com idades entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. O doador deve pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).

Restrições

Não deve doar sangue quem tem ou teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade, lepra (Hanseníase), hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune, doença de chagas, AIDS, diabetes, câncer e problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista).

Mais Acessadas