“Este ar frio é forte, mas passará rapidamente”, prevê meteorologista Leandro Puchalski

12 de agosto de 2019

Uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas para o decorrer da semana em Santa Catarina.

Ainda nesta segunda-feira, dia 12, o clima será mais quente em muitos municípios. Mas no final do dia, sobretudo na próxima noite, uma frente fria traz o aumento de nuvens e chuva. A chance é maior para as regiões Sul e Litoral e menor para o Extremo-Oeste, informa o meteorologista Leandro Puchalski.

“Forte ar polar chega na terça-feira ao longo do dia. O período da tarde já terá temperaturas um pouco baixas, mas será o amanhecer de quarta o período mais frio. Geada em muitas cidades, do Planalto ao Oeste”, escreve ao site NSC Total.

“Abaixo de 0ºC e/ou perto disso em muitas cidades do Oeste ao Planalto. Frio de -4°C a -6ºC nos pontos altos do estado. Este ar frio é forte, mas passará rapidamente”, pondera Puchalski.

Terça-feira (13/08):

Tempo: mais nuvens no início do dia em SC, com chuva fraca e isolada na Grande Florianópolis e norte do estado. No decorrer do dia, sol em todas as regiões. 

Temperatura: declínio acentuado. Pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul, na madrugada e amanhecer. A mínima ocorrerá à noite com condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul.

Vento: sudoeste a sul, moderado com fortes rajadas, principalmente no Litoral.

Sistema: frente fria se afasta de SC e uma intensa massa de ar frio avança por SC.

Quarta-feira (14/08):

Tempo: seco e ensolarado com poucas nuvens em SC. 

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer, devido a massa de ar frio. Mínima negativa e próxima de 0°C nas áreas altas do estado com geada ampla.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no início do dia no Litoral.

Quinta-feira (15/08):

Tempo: sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, chance de chuva fraca no início e fim do dia, devido a circulação marítima.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com mínima próxima de 0°C e condição de nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Durante o dia, temperatura em elevação devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (16/08):

Tempo: sol e algumas nuvens em SC. 

Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com chance de geada isolada no Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação. 

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de agosto de 2019

No dia 17/08, tempo firme com temperatura em elevação em SC. Entre os dias 18 e 20/08, há indicativo de chuva para SC, melhor distribuída do Planalto ao Litoral, e mais isolada no Oeste. Na maior parte do período, no entanto, não há previsão de chuva significativa para o estado e nem frio intenso.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Mais Acessadas