A menor temperatura do Estado nesta manhã foi de -8,6°C, em Urupema

14 de agosto de 2019

A cidade de Urupema, na Serra catarinense, registrou mínima de -8,6°C e formação de geada por volta das 8h desta quarta-feira (14), segundo o Centro de Informações de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Outras cidades também registraram temperaturas negativas: Bom Jardim da Serra e São Joaquim, Urubici, Curitibanos, Lages e Água Doce, Monte Castelo , Rio Rufino, Itaiópolis e Caçador. 

O amanhecer gelado foi causado por uma nova massa de ar frio polar que se aproximou de Santa Catarina e provocou queda nas temperaturas ainda durante a noite de terça-feira (13).

O tempo deve ficar seco e ensolarado, com poucas nuvens no decorrer do dia. As regiões Sul e Sudeste devem ter vento de fraco a moderado, com rajadas no início do dia no Litoral.

As baixas temperaturas desta quarta-feira em Santa Catarina ocorrem pela chegada de uma intensa massa de ar polar. O dia começa gelado com temperaturas negativas entre a Serra e o Meio Oeste.

Temperaturas negativas;

-8,6°C Urupema;

-6,4°C Bom Jardim da Serra;

-5,6°C São Joaquim;

-5,3°C Ponte Alta do Norte;

-4,9°C Lebon Régis;

-4,4°C Curitibanos;

-3,9°C Urubici e Água Doce;

-3,7°C Lages;

-3,6°C Caçador;

-3,4°C Fraiburgo;

-3,2°C Monte Castelo;

-3,1°C Bom Retiro e Vargem;

-3°C Tangará;

-2,9°C Campo Belo do Sul;

-2,6°C Abdon Batista;​

O dia começou abaixo de zero graus em várias outras cidades da parte mais central do Estado como mostra o mapa abaixo:

A QUINTA AINDA É FRIA

Nesta quinta ainda vamos ter frio, mas no termômetro a temperatura não baixa tanto quanto no começo desta quarta-feira. Ao longo da tarde a temperatura no Oeste até passa um pouco dos 20ºC. Nas outras áreas nem tanto, já que a umidade do mar – pela presença do ar frio – deixará o dia bem nublado no Litoral, Vale do Itajaí e Norte.

O FRIO PERDE FORÇA

Apesar de começar com temperaturas um pouco baixas, a temperatura na tarde de sexta já sobe um pouco, sobretudo no Sul e Oeste. Isso porque o ar frio já estará pelo mar. Para terem ideia, a tarde de sábado tem tudo para ter temperaturas mais elevadas. 30ºC no Sul? Tem chance.

Mais Acessadas