Em pauta, esteve a apresentação do projeto Caminho Rio do Peixe, que prevê a criação de um parque linear ao longo da ferrovia, promovendo a ligação turística destas cidades através do cicloturismo e da atividade da caminhada

27 de agosto de 2019

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio recebeu nesta manhã, em Brasília, a comitiva catarinense que representa os municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e à Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC).

 Em pauta, esteve a apresentação do projeto Caminho Rio do Peixe, que prevê a criação de um parque linear ao longo da ferrovia, promovendo a ligação turística destas cidades através do cicloturismo e da atividade da caminhada.

 A audiência foi viabilizada pelo deputado federal Darci de Matos e pelo senador Jorginho Mello, que acompanharam os representantes dos municípios. O prefeito de Videira e presidente da Amarp, Dorival Carlos Borga, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento regional, especialmente porque sua concretização estabelece um vetor econômico para esta região através do turismo.

 Borga relatou que a recepção do ministro foi muito positiva, quando solicitou que o projeto total do Caminho Rio do Peixe seja finalizado e enviado ao Ministério para análise de quais pontos o Governo Federal pode ser um aliado na execução das obras no trajeto, que partem de Porto União e corta o Estado até Piratuba.

O Projeto prevê a criação de um parque linear ao longo da ferrovia São Paulo – Rio Grande e sua intersecção com o Rio do Peixe cortando o estado de Santa Catarina de norte a sul. Unirá as cidades que se desenvolveram nas margens do Rio do Peixe preservando a sua história e promovendo um desenvolvimento econômico sustentável.

Criado em 1998 pelo Arq. Artur Brandalise e em 2018 incluso no Plano de Desenvolvimento Regional promovido pelo programa LÍDER do SEBRAE. Envolvendo os municípios da AMARP e AMOC do meio oeste catarinense.

Mais Acessadas