Ele falou para cerca de 1.500 pessoas

26 de setembro de 2019

“Aos 60 anos, metade das pessoas têm pressão alta e diabetes e isso é considerado normal. Ninguém leva a sério, ninguém controla”. Este foi um dos alertas feitos pelo médico oncologista e escritor, Drauzio Varella na segunda noite da Mostra Cultural e do Seminário Regional de Administração- SEAD 2019. Ele falou para cerca de 1.500 pessoas. A abertura do evento teve pronunciamentos do professor Dr. Jolmar Luis Hawerroth, vice-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor de Administração e Planejamento e do professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, reitor da UNIARP.

Reconhecido como um dos mais importantes médicos brasileiros, Drauzio Varella brindou o público com uma aula sobre qualidade de vida.

Autor de treze livros, o Drauzio dirigiu durante 20 anos o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer em São Paulo e popularizou a informação médica à população através de reportagens especiais na televisão. “O SUS é um projeto muito ambicioso. Nenhum país no mundo, com mais de 100 milhões de habitantes ousou oferecer saúde gratuita para todos. Apesar de toda a insatisfação com o atendimento, todos os brasileiros têm direito à assistência médica”, comentou o médico, que conheceu a história de superação do Hospital Maicé de Caçador, que atende mais de 80% SUS e sofre com falta de recursos para o custeio todos os dias.

Drauzio destacou que a prevenção para evitar a doença tem um custo muito menor do que tratá-las. Segundo ele, apesar de ter crescido muito a expectativa de vida, as pessoas estão envelhecendo mal e ficam dependentes do sistema de saúde por um longo período. “A maior parte das pessoas com mais de 60 anos estão obesos, hipertensos, diabéticos e com problemas osteoarticulares, doenças complexas e de difícil tratamento. Nenhum sistema de saúde aguenta isso”.

A segunda noite da 2ª Mostra Cultural e do Seminário Regional de Administração- SEAD 2019 foi inteiramente voltada para a saúde e para reforçar o trabalho desenvolvido pelo Hospital Maicé.

Antes da palestra, houve apresentação cultural com os Doutores Palhaços, com os personagens Dr. Pro Seco Salvador e Dra. Tialegra Esperança, encenados pelos atores Kleber Ribeiro e Cristiane Zimmer.

Lançado vídeo institucional do Hospital Maicé

Houve também o lançamento oficial do novo vídeo institucional do Hospital Maicé. O hospital, que estava prestes a fechar as portas, hoje realiza um trabalho contínuo de melhoria graças a união e a solidariedade. O vídeo institucional foi produzido de forma voluntária pelos profissionais: Jefferson de Carli e Paolla Cerry (4K Produções), Dalila Fiorentin, Denilson Araújo, Alexandre Witmann, Léo Correa e Angela Cardoso.

Caminhão em prol do Hospital

Também foi realizada a entrega do caminhão modelo XF, resultado de campanha e parceria com a DAF Caminhões. Nos próximos dias será lançada então mais uma campanha, em forma de rifa para angariar recursos para o custeio do Hospital.

A chave foi entregue por Flávio José Werlang, gerente comercial da DAF Barigui Chapecó para a Irmã Elizabeth Lima, diretora do Maice e Leonir Tesser e Henrique Basso, do Conselho consultivo.

A 2ª Mostra Cultural e do Seminário Regional de Administração- SEAD 2019, mantém parceria com as Artesãs de Caçador que estão expondo seus trabalhos no Hall de entrada. O local está também com exposição de quadros do artista Eduardo Gheller Neto.

Os Eventos

A Mostra Cultural visa socializar e contribuir com desenvolvimento social e cultural. Tem por finalidade fortalecer a cultura da região, proporcionar experiências culturais através da música e de teatro, apoiando as produções e expressões culturais da região.

O SEAD promove trocas de experiências de profissionais renomados das áreas de gestão e de saúde contribuindo na transferência de novos conhecimentos e tecnologias aos participantes incluindo acadêmicos, empresários e a comunidade de modo geral. 

A 2ª Mostra Cultural e o Seminário de Administração 2019 são promovidos pela  Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Sanson Projetos, UNIARP através dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prefeitura de Caçador, Conselho Regional de Administração (CRA), Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE), Associação de Mulheres Profissionais e de Negócios (BPW), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Mais Acessadas