A programação, que integra o calendário de atividades dos 75 anos do município, será o maior evento literário do município e da região Meio-oeste e está entre os quatro maiores de Santa Catarina

3 de outubro de 2019

A noite desta quarta-feira (2) foi marcada pelo lançamento oficial da Bienal do Livro, que acontece de 6 a 9 de novembro, no Centro de Convenções do Parque da Uva. A programação, que integra o calendário de atividades dos 75 anos do município, será o maior evento literário do município e da região Meio-oeste e está entre os quatro maiores de Santa Catarina . O lançamento reuniu autoridades e convidados, que tiveram acesso à programação e detalhes referente à realização do evento. A realização é da Prefeitura de Videira, Associação do Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC), Otimiza e Sesc. 

Videira deixa um legado de oito edições da Feira do Livro para alçar voos mais altos com a Bienal do Livro, já que esta ampliação oferecerá maior estrutura, contando com maior número de atrações e expositores. A programação inicia no dia 6, pela manhã, com uma capacitação voltada para professores do ensino infantil e fundamental, com a escritora Leia Cassol, que acontece durante todo o dia. À noite, acontece a abertura oficial com homenagem ao patrono da Bienal do Livro de Videira, o escritor Jorge Bernardi e a palestra com o poeta Bráulio Bessa, que terá como tema “A poesia transforma”.

No dia 7, nos períodos matutino e vespertino, serão realizadas atividades culturais lúdico pedagógicas, voltada para estudantes do ensino fundamental. Durante a noite será a vez do escritor Eduardo Shinyashiki, com a palestra “As emoções como fator de sucesso nos negócios”. No dia 8 acontece a palestra “O jovem e a leitura: paixão à primeira vista”, do ator e produtor Kenni Rogers Closs, para estudantes do Ensino Médio.

A noite a apresentação será do grupo Reverb, com o espetáculo “Poesia e Música”. A Cia de La Curva apresenta, às 15h, o espetáculo “Conto do Corte”. O evento encerra à noite, com o Concerto Madrigal Som da Pessoa e Camerata Videira, do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura.

Os ingressos para as palestras noturnas estarão disponíveis na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, a partir do dia 21 de outubro. Para participar das palestras é necessário a doação de 5Kg de alimentos não perecíveis ou dois livros de literatura em bom estado.  Durante a programação, está prevista ainda uma mostra do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), bem como exposição e comercialização de livros feitas por empresas locais e regionais. Além disso, visando socializar o conhecimento, a cultura e promover a integração, em todas as edições um município vizinho é convidado para participar, trazendo sua história, tradições e conhecimento. Neste ano, o município convidado foi Salto Veloso.

O prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, enaltece a importância do evento e cita que a Bienal do Livro terá um espaço amplo e apropriado para bem receber o público. Ele destaca ainda que a realização só é possível devido ao grande apoio recebido por uma equipe que está engajada em prol de da explanação da literatura em todos as suas formas. “Contamos com o envolvimento de importantes parceiros para expandir esse evento. Só temos a agradecer o empenho e dedicação para apoiarem o poder público, pois juntos conseguimos oferecer um evento tão grandioso como este”.

Mais Acessadas