São 60 paratletas que representarão o município no Atletismo, Futsal, Tênis de Mesa e Bocha

3 de outubro de 2019

Os paratletas de Videira estão se preparando para participar da etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que acontecem de 14 a 19 de outubro, em Caçador. São 60 paratletas que representarão o município no Atletismo, Futsal, Tênis de Mesa e Bocha. Em busca dos melhores resultados, eles estão treinando intensivamente e superando suas limitações através das modalidades esportivas.

Uma das atletas que irá competir é Elia Ziger. Em 2008 ela sofreu um grave acidente, que resultou na amputação de parte da perna esquerda. Desde então, ela precisou se adaptar as novas condições, o que no início foi bastante complexo, não só pela dificuldade, mas pelo preconceito que tinha de si. Através do esporte, ela retomou o gosto pela vida e a superar suas próprias limitações.

Em 2017, conheceu o paradesporto através de uma amiga. Juntas, iniciaram os treinamentos e Elia conheceu aquela que seria sua nova paixão, o atletismo. Sua primeira participação no Parajasc foi no mesmo ano, em Criciúma, onde conquistou as primeiras medalhas de bronze. No ano seguinte, em Rio do Sul, ela garantiu duas medalhas de ouro e em 2019, o objetivo é repetir o resultado. “Estou me preparando muito para essa competição. O esporte me proporcionou motivação e saúde. Sou muito grata por tudo de bom que o atletismo me trouxe”.

 O professor de esportes adaptados, Gustavo Brandalise, relata que os competidores treinaram muito em busca de bons resultados nessa competição. Ele explica que entre os representantes do município estão deficientes físicos, intelectuais, auditivo e pela primeira vez Videira também terá deficientes visuais competindo. “Nossa meta é conquistar o maior número de medalhas possível. Independentemente do resultado, vamos fazer uma brilhante competição, o que será um marco para o paradesporto videirense ”.

O diretor geral da Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV), Sérgio Ozelami, a evolução do paradesporto em Videira acontece devido ao envolvimento da atual administração. Ele relata que o município conta hoje com paratletas que estão iniciando os treinamentos ainda crianças. “Esse olhar diferenciado para essa área esportiva se consolida com os resultados que Videira vem conquistando. O paradesporto conta agora com uma sede própria, adequada às necessidades. Além disso, mais de 20 paratletas foram contemplados com o Bolsa Atleta, o que vem motivando ainda mais para estes competidores”, completa.

Mais Acessadas