De acordo com o órgão há risco de temporais localizados, com queda de raios e granizo

17 de outubro de 2019

Na manhã desta quinta-feira (17) a Defesa Civil de Santa Catarina, emitiu um alerta para tempestades localizadas no Oeste, Serra e Litoral Sul. De acordo com o órgão, as temperaturas mais elevadas, junto da instabilidade devem favorecer a ocorrência de temporais isolados. A previsão é de pancadas de chuva pontualmente fortes, acompanhadas de raios, ventos e queda de granizo.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que não há motivo para pânico, pois as condições indicam chuvas localizadas, ou seja, podem ocorrer apenas em alguns pontos.

— Pelo que observamos pancadas mais intensas com chuva e granizo tem mais chance de acontecer no Oeste, já que o sistema responsável por isso está nesta localidade. Ele perde força ao avançar em direção ao litoral. Nas demais regiões, o mais provável é a ocorrência apenas de trovoadas— afirma Puchalski

Cuidados em caso de tempestade

A Defesa Civil recomenda que em caso de tempestade a população proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados pelo vento. Se não encontrar um abrigo, indica-se agachar-se com os pés juntos e com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas.

Sexta-feira (18/10):
Tempo: sol entre nuvens em boa parte do estado. A partir da tarde pancadas de chuva com raios e temporais localizados com granizo.
Temperatura: elevação, máxima próxima e acima de 30°C na maioria das regiões.
Vento: norte a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: uma frente fria desloca-se por SC, na tarde e noite.

Sábado (19/10):
Tempo: predomínio de nuvens com chuva, especialmente na madrugada e manhã, ainda por influência da frente fria. No decorrer do dia, o tempo melhora gradativamente em boa parte do estado, permanecendo mais instável o norte de SC.
Temperatura: diminui com o avanço de uma massa de ar mais frio.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas fortes na tarde e noite.

Domingo (20/10):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No Oeste, condição de pancadas de chuva com risco de temporais localizados com granizo na tarde e noite, devido a um cavado.
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (21/10):
Tempo: instável com chuva e temporais localizados devido ao cavado. No Oeste, a condição de chuva diminui no decorrer do dia.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de outubro de 2019

No dia 22, as nuvens ainda predominam em SC, com chuva fraca especialmente no Litoral e áreas próximas. Depois disso, o tempo volta a ficar mais firme com sol entre nuvens em boa parte dos dias, retornando as pancadas de chuva no período de 27 a 31. A temperatura diminui um pouco no início do período, mas sobe logo em seguida com períodos prolongados mais aquecidos.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Mais Acessadas