Fenômeno chamado de “Mammatus” parece com bolhas no céu e surgem antes ou depois de tempestades

28 de outubro de 2019

Vários internautas registraram nesta segunda-feira, dia 28, um fenômeno raro de nuvens no céu do Oeste de Santa Catarina. Chamadas de “Mammatus”, termo que deriva de mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios, as formações parecem bolhas gigantes e são extremamente incomuns, de acordo com os meteorologistas.

Fotos feitas nos municípios de Vargeão e Ponte Serrada ganharam as redes sociais entre o final da tarde e noite desta segunda-feira. As nuvens raras surgem durante períodos de chuvas fortes. De acordo com o site Climatempo, elas podem aparecer antes ou depois de tempestades.

“Essa nuvem aparece quando há tempestades e acompanha a cumulonimbus (nuvens comuns que parecem feitas de algodão). Ela indicam uma alta turbulência no céu e pode aparecer antes ou depois de uma grande tempestade”, afirma Carlos Morales, professor de Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP), em reportagem no site da revista Veja.

“Com o sol se pondo no fim de tarde, as nuvens tiveram um efeito ótico. Pode-se dizer que foi um acúmulo de luz que iluminou a base das nuvens, causando o tom dourado. Quanto mais o sol estiver na linha do horizonte, mais cores amareladas e alaranjadas o céu ganha”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri.

Mais Acessadas