GERAL

As vagas disponíveis nesse processo seletivo são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Urupema

14 de novembro de 2019

Estão abertas até 2 de dezembro as inscrições para cursos técnicos e de educação de jovens e adultos (Proeja) com processo seletivo por sorteio. São 3,3 mil vagas divididas em 80 cursos de 21 câmpus. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site.

Os cursos técnicos com vagas abertas dividem-se em três tipos: concomitantes (para quem vai fazer o ensino técnico no IFSC e o médio em outra instituição), integrados (pra quem vai fazer o ensino médio e o técnico juntos no IFSC) e subsequentes (para quem já terminou o ensino médio).

Já nos cursos Proeja, que são destinados a pessoas com 18 anos ou mais que ainda não possuem ensino médio completo, o estudante faz o ensino médio e um curso técnico (Proeja técnico) ou de qualificação (Proeja FIC) juntos no IFSC.

Quem não tiver acesso à internet pode fazer sua inscrição em um câmpus do IFSC, onde haverá computadores à disposição dos candidatos.

Cotas
O IFSC adota reserva de vagas nesse processo seletivo para estudantes oriundos de escola pública. Essa cota é subdividida de acordo com critérios de renda e raciais e há também reserva para pessoas com deficiência. Os percentuais estão explicados no Anexo II dos editais, disponíveis em www.ifsc.edu.br/editais-com-inscricoes-abertas.

Cidades onde há vagas
As vagas disponíveis nesse processo seletivo são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Urupema. 

Novidade

A campanha de ingresso para os cursos técnicos do IFSC 2020.1, traz uma novidade: a oferta do curso técnico concomitante em Teatro, no Câmpus Joinville. As inscrições também devem ser feitas pela internet, no Sistema de Ingresso, até o dia 2 de dezembro.

Conheça o curso técnico em Teatro

O curso técnico em Teatro tem duração de quatro semestres, com aulas no período vespertino, três vezes por semana. Seus objetivos são formar, qualificar, instrumentalizar e capacitar tecnicamente atores e atrizes para atuarem profissionalmente na cidade de Joinville e região no sentido de suprir a demanda do setor de forma criativa, autônoma, ética e responsável socialmente, contribuindo assim, na geração de trabalho e renda e, consequentemente, no desenvolvimento econômico, social e cultural local e catarinense.

Durante o curso, entre outros aprendizados, os estudantes vão conhecer a história do teatro e seus autores representativos nas esferas mundial, nacional, estadual e municipal; desenvolver os mecanismos técnicos de atuação com o intuito de possibilitar o uso do corpo como meio de expressão artística; conhecer e ter domínio prático dos procedimentos relativos à interpretação teatral e encenação de espetáculos em distintas linguagens cênicas; dominar e compreender os procedimentos de análise de textos teatrais e de textos espetaculares; e conhecer a legislação sobre produção cultural assim como a estrutura da gestão cultural do país, do estado e do município.

Depois de formados, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, os atores podem trabalhar em teatros e espaços alternativos para apresentação de espetáculos; grupos e companhias de teatro; coletivos de pesquisa em artes cênicas; empresas de vídeo, radiodifusão, cinema e TV; instituições públicas e privadas de difusão cultural e artística; empresas de eventos e recreação; e projetos socioculturais.

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.ifsc.edu.br

Mais Acessadas