A Engenharia de Segurança do Trabalho é um ramo da engenharia voltada para a prevenção de riscos relacionados ao trabalho e ao meio ambiente

28 de novembro de 2019

Dias 22 e 23 de novembro, estudantes da turma de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIARP participaram de aulas práticas de rapel e plataforma elevatória. A atividade foi realizada na disciplina “Trabalho em altura”, ministrada pelo professor Juliano Nascimento dos Passos.

Dia 22, os estudantes tiveram uma aula prática sobre amarras e os diferentes tipos de “nós”. Na oportunidade o professor apresentou os diversos tipos de cordas e os “nós” de ancoragem, segurança transporte, união de cordas, e em que situação utilizar cada um deles.

Dia 23, foi a aula prática foi no Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, com atividades de rapel e trabalhos com plataforma elevatória.

O professor Juliano explica que existe uma grande diferença entre um profissional de Engenharia de Segurança que vivenciou os detalhes do trabalho em altura na prática e o que somente tem a teoria. “Com um maior entendimento das particularidades, dificuldades e medos que o trabalho em altura pode proporcionar, nossos futuros engenheiros mais preparados para a elaboração das análises preliminares de risco e a emissão de permissão de trabalho, construindo assim um local de trabalho mais saudável, confortável e principalmente mais seguro”, comenta.

A Engenharia de Segurança do Trabalho é um ramo da engenharia voltada para a prevenção de riscos relacionados ao trabalho e ao meio ambiente. Visa acima de tudo a qualidade de vida dos trabalhadores reduzindo ao máximo o número de acidentes e a incidência de doenças ocupacionais.

A responsabilidade do Engenheiro de Segurança vai além do preceito de reduzir o número de acidentes, ele é o profissional habilitado capaz de organizar de forma técnica e eficiente todos os processos referentes à segurança e higiene do trabalho.

Mais Acessadas