Roger Biau nos deixou nessa segunda-feira, 9 de dezembro, aos 89 anos

10 de dezembro de 2019

O que Fraiburgo e uma história de amor tem em comum? Roger Biau, o pai da maçã brasileira. Ele que nos deixou nessa segunda-feira, 9 de dezembro, aos 89 anos. Personagem de uma das histórias mais bonitas que relatam várias formas de amor. Amor pela profissão, amor pela família, amor pela cidade, que foi a sua casa por meio século. 

Seu Roger, como era conhecido por aqui, regressou à França em 2012, mas, antes disso, construiu muito mais que uma cultura e um castelo. Quem trabalhou e conviveu com ele tem sempre uma boa lembrança para contar. 

Ele chegou a Fraiburgo no início da década de 60, por intermédio do grupo VitiVini Fruticultura Evrard-Mahler, da Argélia, designado para um trabalho de pesquisa e desenvolvimento da fruticultura. Naquela época,  tinha na bagagem muito além de uma missão e algumas cultivares, haviam também sonhos que o fizeram ficar. 

Foram centenas de testes, resultado de mais de uma década de experimentos. Em meados da década de 70, seu parecer afirmava que o clima era ideal para o desenvolvimento da maçã. Então, deu início a implantação de um pomar experimental até concluir que as variedades Gala e Fuji eram as que mais apresentavam boas condições de cultivo. 

No decorrer de toda aquela década, esse engenheiro agrônomo tinha muito mais que um desafio profissional. Talvez, o maior de todos, ter a família por perto. A esposa Evelyne e as filhas Pascale e Sophie, não se acostumavam com a rotina da pacata Fraiburgo da década de 60.  O que as faria ficar? A casa dos sonhos. Surgia então o Castelinho, construído ao estilo das casas da Normandia, província Francesa. 

Hoje, passados mais de 50 anos, temos o título de Terra da Maçã e um Castelo que refletem a história de Fraiburgo. Temos a história de pioneiros que assim como Roger Biau foram corajosos e audaciosos. Fraiburgo não seria o que é sem pessoas como seu Roger. Seu legado perpassará gerações.

Nosso muito obrigado!

Prefeitura de Fraiburgo/Andréa Melo

Mais Acessadas

Carregando...