Edifício Infinity Coast, o primeiro residencial com mais de 200 metros de altura no Brasil (foto: Atlantic Drones)

11 de dezembro de 2019

A construtora FG entrega oficialmente neste sábado (14), em Balneário Camboriú, o prédio mais alto no Brasil – o primeiro a chegar à marca dos 200 metros de altura – que tem, ao todo, 234 metros. O edifício Infinity Coast é o novo líder em uma lista de torres dominada por Balneário: das 10 mais altas no Brasil, já entregues, sete estão na cidade, de acordo com o ranking internacional The Skyscraper Center.

O edifício fica no Pontal Norte e traz o conceito de luxo em resort privado, com 5 mil metros quadrados de área de lazer. Cada apartamento foi vendido por preços que variam de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões, e a maioria foi comercializada no lançamento, antes do início das obras.

O Infinity Coast tem 66 pavimentos, distribuídos em 115 apartamentos – dois por andar.

A construção foi desafiadora: foram 25 mil m³ de concreto, carregados por cerca de 2,5 mil viagens de caminhões betoneira. Em aço, a estrutura consumiu 2 mil toneladas.

No auge da obra, a construção chegou a ter 1,5 mil pessoas trabalhando simultaneamente. Somente a fundação do prédio equivale a um edifício de 15 andares, construído debaixo da terra.

Um gigante como o Infinity Coast tem suas particularidades. Os elevadores, por exemplo, contam com um sistema chamado TAC32T, utilizado em grandes percursos. Um sensor mede a velocidade do vento e liga um sistema de controle de velocidade em condições severas de vento. O prédio também possui gerador, transformador e filtro purificador da água que vem da rede municipal e abastece os apartamentos.

Inovação

Apesar do título, o empresário Jean Graciola diz que a busca não é por figurar no topo do ranking dos maiores prédios, mas por projetos inovadores e que se apresentem como um marco no mercado da construção civil.

O título de maior residencial do Brasil deve ser superado em 2020 pelas torres do edifício Yachthouse, construído na Barra Sul, também em Balneário Camboriú, em uma parceria entre a construtora Pasqualotto e a G&T.

O prédio será o maior da América Latina – mas o reinado tem data para vencer. A FG anunciou o projeto do primeiro residencial com mais de 100 andares em Balneário Camboriú, que deverá, quando pronto, ocupar o primeiro lugar na lista dos maiores da América Latina.

Mais Acessadas