Foi ao som da Banda Municipal, no ritmo das bandinhas com a distribuição de chopp, que a festa começou. É tempo de Kerb em Piratuba! Está no ar a 106ª edição do evento germânico mais animado da Capital Turística do Alto Uruguai Catarinense.   E a recepção de turistas e visitantes
Leia mais…

11 de janeiro de 2020

Foi ao som da Banda Municipal, no ritmo das bandinhas com a distribuição de chopp, que a festa começou. É tempo de Kerb em Piratuba! Está no ar a 106ª edição do evento germânico mais animado da Capital Turística do Alto Uruguai Catarinense.  

E a recepção de turistas e visitantes foi em alto estilo, com muita alegria e diversos convidados que se reuniram na Praça do Ferroviário para a confraternização.  

O ato que contou com a presença do prefeito em exercício, Evando Antônio de Azeredo, além de secretários municipais e autoridades locais, se tornou tradição durante as comemorações germânicas.

A abertura oficial do 106º Kerb de Piratuba, acontece logo mais às 21:30, que é quando um trio de belas jovens piratubenses desfilam no Centreventos, no concurso de escolha da Rainha e Princesas da edição 2020 do evento. 

O trio é formado por Gabrielly Letícia Andreolla, de 17 anos de idade, que representa a Companhia Hidromineral de Piratuba, Marshely Vitória Bertolla Biavatti, de 19 anos, que concorre pela Associação de Hotéis de Piratuba – (AHP) e Micheli Fernanda Minks, de 17 anos, que é a representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – (IECLB).

Após o concurso de Soberanas, a noite segue animada com a Sangria do 1º Barril de Chopp e a execução da tradicional Dança Polonese, contando ainda com o baile animado pela Orquestra La Montanara, da região de Teutônia, RS. 

As comemorações de origem germânica, que marcam o aniversário de fundação da IECLB, são organizadas pela Comunidade Evangélica em parceria com a Prefeitura de Piratuba, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, Associação de Hotéis, Associação Atlética Rio Peixense, entre outras instituições e colaboradores associados. 

A 106ª edição do Kerb de Piratuba, segue até o sábado, dia 18, com o tradicional baile de encerramento no Centreventos, com a Banda Cosmos Express.

A origem do Kerb:

A palavra não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).

Mais curioso é que a festividade apresenta duas linhas históricas das quais acredita-se que a tradição tenha surgido:

Uma delas aponta as antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.

A outra, possivelmente a mais aceita pelas comunidades alemãs no Brasil, trata a festividade como a celebração de uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de apuro à bordo do navio Cecília, o qual se aproximava da costa brasileira.

Os precursores da festa, seriam imigrantes, vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha. Relatos apontam a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, como a idealizadora da primeira confraternização em setembro de 1828, comemorando o dia de São Miguel.

Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento, que marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Na década de 1970 a comemoração tornou-se um atrativo turístico, substituindo a data original do inverno, pela temporada de verão.  

A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades é a igreja católica a realizadora dos festejos.

Confira a programação do Kerb 2020

10/01/20 – SEXTA-FEIRA

18h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

20h – Culto de abertura na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

21h30min – Escolha da Rainha e Princesas do Kerb 2020 – Centro de Eventos

22h30min – Sangria do 1º Barril de Chopp e início do Baile com a Tradicional Dança Polonese com animação da Orquestra La Montanara – Centro de Eventos

11/01/20 – SÁBADO

8h30min – Encontro de ex- atletas e ex-dirigentes da AARP com almoço

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis

18h – Desfile de carros alegóricos pela Av. 18 de Fevereiro, saindo da Praça do Ferroviário até o Parque Termal

18h30min – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

22h – Baile com a Banda Silver Som e os Montanari – Centro de Eventos

12/01/20 – DOMINGO

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis

12h – Almoço da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e OASE seguido do Kerb Infantil

18h – Retreta com atrações musicais e competições esportivas alusivas ao Kerb– Rua dos Hotéis

22h – Baile com animação Super Banda K’necus – Centro de Eventos

13/01/20 – SEGUNDA-FEIRA

18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis

20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

14/01/20 – TERÇA-FEIRA

14h – Kerb dos Idosos com animação da Banda Horizonte – Centro de Eventos

21h – Show ao Ar Livre – Praça do Ferroviário

15/01/20 – QUARTA-FEIRA

18h – Desfile das origens do Kerb (Saída em frente ao Posto Ipiranga até a Rua dos Hotéis)

18h30min – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

16/01/20 – QUINTA-FEIRA

18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis

20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

17/01/20 – SEXTA-FEIRA

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis

18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis

20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

18/01/20 – SÁBADO

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis

18h – Desfile das origens do Kerb (Saída em frente ao Posto Ipiranga até a Rua dos Hotéis)

20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

23h – Baile com animação da Banda Cosmos Express – Centro de Eventos

Fonte:

Ernoy Matiello

Mais Acessadas