“Escola inovadora tem capacidade para atender até 300 alunos do 6º ao 9º ano e conta com 3 laboratórios maker”

4 de fevereiro de 2020

 “Estou muito feliz em fazer essa entrega hoje aqui e essa parceria. Não existe nada no estado assim”, destacou o vice-presidente centro oeste da FIESC, o empresário Márcio Luís Dalla Lana, durante a solenidade de inauguração da Escola Pública Municipal de Ensino Básico Mercedes Luiza Nascimento. A escola que tem capacidade para atender 300 alunos/ano do 6º ao 9º ano está instalada nas dependências do SENAI/Joaçaba através de uma parceria Senai e prefeitura municipal. Os alunos receberão cinco refeições/dia – todas vinculadas também a cozinha industrial do SESI.

Conforme Silvana Meneghini, gestora do SENAI e SESI para a região centro-oeste a parceria firmada é para cinco anos e o ano letivo já inicia nessa quinta-feira, dia 6 de fevereiro. “Operamos um milagre aqui. Em tempo recorde entregamos a estrutura pronta, que conta com três modernos laboratórios Maker – matemática e robótica, comunicação e mídia e ciências. Agradeço a todos que se empenharam nesse processo. Estamos falando aqui em uma escola de formação continuada – uma escola integrada e inovadora”, ressaltou.

A Educação Maker promove atividades ‘mão na massa’. Ela tem origem no Movimento Maker, que propõe uma vivência baseada na ideia de “faça você mesmo” (do inglês do it yourself), incentivando que as pessoas criem e executem seus próprios projetos. Assim, o conceito também é aplicado na escola, onde o aluno aprende com uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado. Centrada em um processo criativo estrategicamente organizado, a Educação Maker também estimula o ‘faça com os outros’ (do inglês, do with others).

Para a secretária de educação de Joaçaba Ana Beatriz Brancher, visivelmente emocionada, a parceria público x privado (com a FIESC) fará uma revolução na educação local de Joaçaba, da região e do estado. “Temos capacidade para atender 300 alunos. Serão 32 horas/semanais, com formação continuada aos professores, 12 atividades curriculares complementares e aliando práticas curriculares e metologia Maker. Agradecemos a FIESC, a equipe do SENAI, a administração municipal por poder entregar esse projeto a nossa cidade”.

O prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini agradeceu o empenho de todos e disse que estava extremamente feliz com a parceria e com as perspectivas futuras. Já o vice-presidente da região centro-oeste, destacou o aceite rápido da administração para o projeto e enfatizou “não vamos transformar a nossa região em um celeiro da geração “Nem Nem” (jovens que não trabalham e também não estudam), vamos transformar a nossa região em referência em jovens com conhecimento e voltados à informação, a tecnologia e ao saber”, destacou Dalla Lana.

A escola leva o nome da professora Mercedes Luiza Nascimento que por muitos anos trabalhou e atuou na rede pública e particular do município de Joaçaba. 

Mais Acessadas