Logo em seguida, as imagens captam também a chegada de uma viatura da PM

7 de fevereiro de 2020

Câmeras de segurança flagraram vândalos destruindo uma lixeira no Parque Central José Rossi Adami, no Centro de Caçador, na noite desta quinta-feira, 6. Logo em seguida, as imagens captam também a chegada de uma viatura da Polícia Militar. Dois homens foram detidos. Outros dois que estavam no grupo fugiram do local, mas também foram detidos pela PM. 

Eles foram levados para a Delegacia de Polícia para os procedimentos necessários. Dois deles não teriam participado do ato de vandalismo.
Já os outros dois, um maior e outro menor, justificaram que haviam brigado em um posto de combustíveis e ficaram revoltados, por isso quebraram as lixeiras.

O menor foi liberado e irá responder pelo ato infracional. Já para o maior de idade foi arbitrado um salário mínimo de fiança. Como não pagou, ele foi conduzido ao presídio e está à disposição da justiça.

Danificar patrimônio público é crime e tem penalidades de acordo com a lei 13.531/2017. Para o crime de dano, o Código Penal prevê, no artigo 163, a pena de um a seis meses de detenção. Caso o dano for cometido contra patrimônio da União, de estados, municípios, empresas concessionárias de serviços públicos ou de sociedades de economia mista, a penalidade é maior: detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência.

Câmeras pela cidade

Ao todo, são mais de 300 câmeras instaladas em Caçador desde 2019, em postos de Saúde, escolas, creches, Museu do Contestado, UPA, Parque Central, outros espaços públicos e ruas da cidade.
As imagens das câmeras são acompanhadas na Central de Operação Integrada (COI) que fica na Polícia Militar. PM, Guarda Municipal e Polícia Civil têm acesso às imagens.

“No exemplo desta madrugada, foi possível informar a uma viatura da PM sobre os atos de vandalismo e, logo após, o flagrante dos indivíduos. Isso demonstra o quanto são importantes estas câmeras para os órgãos de segurança e para a comunidade de Caçador”, destaca o supervisor da Guarda Municipal, Fernando Sinhorin.

Em breve, mais câmeras serão instaladas pelas ruas da cidade, praças e locais de aglomeração de pessoas, além da estação ferroviária, que está sendo reformada e já receberá monitoramento.
Além das câmeras, a Prefeitura deverá, em breve, fazer a instalação de OCRs nas entradas da cidade. Estes equipamentos servem para fiscalização de veículos.

“Destacamos a importante parceria da Prefeitura, através da Guarda Municipal, com a Polícia Militar para o monitoramento destas imagens. Além disso, salientamos que todos os órgãos de segurança são beneficiados, como a Polícia Civil e os Bombeiros Voluntários. Tudo isso vem deixar a nossa cidade mais segura, dando mais qualidade de vida aos cidadãos”, completou o prefeito em exercício, Alencar Mendes.

Mais Acessadas