Obra é o resultado de pesquisas e práticas sobre técnicas de ensino e aprendizagem para a formação superior com foco em Engenharia de Software, conduzidas durante o Mestrado

12 de fevereiro de 2020

O egresso Paulo Roberto Córdova, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP lançou dia 08 de fevereiro o livro: “A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) E A Engenharia de Software: Formação Interdisciplinar para a Cidadania”.

A obra é o resultado de pesquisas e práticas sobre técnicas de ensino e aprendizagem para a formação superior com foco em Engenharia de Software, conduzidas durante o mestrado. Paulo Roberto foi orientado pelo professor Dr. Joel Haroldo Baade.

De acordo com o autor, o tema central do livro é a formação para o exercício da cidadania.  “A Engenharia de Software é uma área interdisciplinar. Assim, o processo formativo daqueles que nela irão atuar deve, também, promover a interdisciplinaridade. Este livro não só rompe com os preconceitos quanto à aparente superespecialização desse campo do conhecimento, como também traz uma discussão sobre interdisciplinaridade na educação e propõe um modelo para a aplicação da PBL no ensino-aprendizagem de Engenharia de Software”, explica.

Segundo ele, a proposta possibilita que estudantes desenvolvam competências para transformar o mundo usando softwares. “Sem que deixem de refletir sobre os efeitos de suas produções na sociedade em suas diversas dimensões”, completa.

A solenidade de lançamento do livro teve a presença de professores do PPGDS, de colegas de trabalho do IFSC e familiares do autor. O livro pode ser adquirido na Livraria Selva ou mesmo pelo site da editora Paco (https://www.pacolivros.com.br/a-aprendizagem).

Mais Acessadas