Chegada de frente fria deve trazer chuva ao Estado a partir do fim da manhã

18 de fevereiro de 2020

A Defesa Civil informou que a terça-feira (18) pode ter temporais isolados em Santa Catarina, com chances de raios, vendaval e risco de granizo. A previsão é principalmente para as regiões Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Conforme a Defesa Civil, a possibilidade se deve à aproximação de uma frente frita combinada ao forte calor. A previsão é que a chuva chegue ao Estado a partir do fim da manhã, nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, avançando para outras regiões durante a tarde e a noite.

O órgão alerta ainda que as pancadas de chuva forte previstas para curto intervalo de tempo podem ocasionar alagamentos pontuais.

Terça-feira (18/02):
Tempo: sol e calor na maior parte de SC, com pancadas isoladas de chuva no decorrer da manhã no Oeste e Meio-Oeste, atingindo as demais regiões na tarde e noite. Risco de temporais localizados no estado.
Temperatura: alta com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria avança por SC, no decorrer do dia.

Quarta-feira (19/02):
Tempo: variação de nuvens em SC, com chuva por alguns momentos no decorrer do dia no Planalto e no Litoral, especialmente ao norte de Laguna. No Oeste e Meio Oeste muitas nuvens pela manhã e pancadas isolada de chuva com trovoadas na tarde e noite.
Temperatura: em elevação, mais alta no oeste do estado.
Vento: sul esudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada.
Sistema: alta pressão e formação de núcleos de instabilidade durante a tarde.

Quinta-feira (20/02):
Tempo: mais nuvens com chuva, começando no decorrer da manhã no Extremo Oeste, próximo à Argentina. Nas demais regiões aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoadas na tarde e noite. Risco de temporais localizados no estado.
Temperatura: elevada.
Vento: noroeste passando a sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (21/02):
Tempo: manhã com muitas nuvens em SC, com chuva no início do dia no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. No decorrer do dia, sol entre nuvens em todas as regiões, com o avanço de uma massa de ar seco.
Temperatura: mais amena, com declínio mais acentuado no final do dia.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (22/02):
Tempo: firme com sol e poucas nuvens.
Temperatura: amena, baixa pela manhã e especialmente no Planalto a temperatura mínima chega a 3°C e 6°C nas áreas mais altas com formação de geada fraca.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 22 de fevereiro a 02 de março de 2020

No início do período, uma massa de ar seco deixa o tempo firme com sol na maioria das regiões de SC. Na noite do dia 23 e durante o dia 24, condição de chuva isolada no Litoral e norte do estado, associada a circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente). No dia 25, a passagem de uma frente fria provoca chuva e temproais localizados em SC. Depois disso, uma nova massa de ar seco estabiliza o tempo em SC. A temperatura segue elevada, diminuindo ligeiramente após a passagem da frente fria.


Mais Acessadas