Ao todo, 21 empresas, entre as modalidades “Estações Rápidas” e “Estações Semirrápidas”, foram pré-selecionados por meio de Chamada Pública

21 de fevereiro de 2020

A Celesc divulgou a lista dos parceiros pré-selecionados para ampliação do Corredor Elétrico Catarinense nos próximos meses. Os parceiros foram escolhidos por meio de Chamada Pública.

Ao todo, na modalidade “Estações Rápidas”, cinco empresas foram contempladas, incluindo postos de combustíveis e uma praça de pedágio. Já na categoria “Estações Semirrápidas” foram pré-selecionadas 16 empresas, entre supermercados, prefeitura, restaurantes e até shoppings centers.

Agora, a Celesc, junto à Fundação Certi que também integra o Programa de Eficiência Energética, irá realizar vistorias presenciais para validação das condições dos estabelecimentos. As visitas iniciaram nesta segunda-feira (17) e seguem até o dia 13 de março.

Segundo o gerente do Departamento de Projetos e Construção do Sistema Elétrico, Marco Gianesini, os critérios para escolha das estações rápidas levaram em conta a cobertura da principal via litorânea, a BR-101, que liga Santa Catarina aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, bem como o início da expansão ao interior do Estado, através da BR-282.

“Nossos critérios evidenciam a relação de compromisso entre expansão da cobertura e a distância entre as estações, de modo a possibilitar segurança de estado de carga da bateria aos condutores para trafegar entre os pontos, mas permitindo um alcance maior da iniciativa”, destaca. Também foram consideradas as condições do estabelecimento comercial, de acordo com o requisitado na chamada.

Rapidez e comodidade em pontos estratégicos

Para as estações semirrápidas, são considerados os estabelecimentos que, de acordo com o texto da chamada, estivessem localizados próximos de centros urbanos e que ofertassem serviços adicionais.

A decisão também contemplou todas as macrorregiões do Estado: Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Nordeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Sul.

“Deste modo, o estado todo fica preparado para interligar as principais vias de ligação, permitindo aos condutores viajar por uma grande área do estado com suporte para recarga”, explica o gerente.

De acordo com a Celesc, as cidades de São Bento do Sul e Curitibanos, localidades previstas para terem eletropostos dentro do plano de cobertura do Corredor Elétrico, não tiveram selecionados. Por isso, a companhia deve prospectar estabelecimentos para a instalação da estação semirrápida.

A divulgação definitiva dos aprovados ocorrerá no dia 13 de março. A previsão de instalação e comissionamento das estações, após a formalização dos termos, é de até 30 de junho.

Veja a lista de pré-selecionados:

  • Estações rápidas:

Garuva – Praça de Pedágio – BR-101;

Laguna – Auto Posto Cabeçudas LTDA – BR-101;

Maracajá – Auto Posto Petrosimon LTDA – BR-101;

Alfredo Wagner – Posto Toniá LTDA – BR-282;

Lages – Peruzzo Comércio de Combustíveis LTDA – BR-282.

  • Estações semirrápidas: 

São Miguel do Oeste – Supermercado Vipi;

Chapecó – Supermercado Brasão;

Concórdia – Supermercado Passarela;

Joaçaba – Prefeitura Municipal de Joaçaba;

Treze Tílias – Auto Posto Planeta;

São Bento do Sul – Necessidade de prospecção devido à falta de inscritos;

Curitibanos – Necessidade de prospecção devido à falta de inscritos;

Jaraguá do Sul – Posto Agricopel LTDA – Bernado Dornbusch;

Blumenau – Supermercado Angeloni – João Pessoa;

Rio do Sul – Posto Agricopel – Dom Bosco;

Brusque – Supermercado Bistek;

Joinville – Supermercado Angeloni – Visc. de Taunay;

Balneário Camboriú – Supermercado Bistek;

Florianópolis – Supermercado Bistek;

São José – Shopping Itaguaçu;

Tubarão – Farol Shopping;

Criciúma – Metropolitan Business Center;

Matinhos – Restaurante Parada Matinhos.


Mais Acessadas