Foto:Polícia Civil/Divulgação

12 de março de 2020

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) a Operação “Rota Escolar” e cumpriu 16 mandados de busca e apreensão por crimes contra a administração pública em transporte municipal escolar. A ação é da Delegacia de Polícia da Comarca de Videira e contou com o apoio do Ministério Público e da Polícia Militar de Videira.

Trata-se de possível esquema de conluio fraudulento entre empresários do ramo de transportes, com intuito de fraudar a competitividade de licitações públicas e, com isso, auferir vantagens com verbas públicas.

As investigações tiveram início no ano de 2019. O foco é o combate a crimes contra a administração pública, sobretudo fraude em certames licitatórios envolvendo o transporte escolar municipal. Foram cumpridos mandados de busca em Videira, Fraiburgo, Porto Belo e São Francisco do Sul.

De acordo com o delegado Felipe Orsi, nos crimes contra a administração pública, também chamados de “crimes de colarinho branco”, não há uma percepção direta da sociedade, mas seus efeitos são nefastos, pois como os recursos públicos são escassos, quando ocorrem tais fraudes em licitações, naturalmente a administração perde capacidade de investimento em diversas áreas, tais como saúde e educação.

“A ação integrada entre os órgãos de segurança pública e persecução penal são de grande relevância, sobretudo quando se está diante de crimes de alta complexidade”, destaca o delegado. As investigações continuam, segundo Orsi.

Mais Acessadas