Os autores levaram toda a carne do animal, inclusive o couro

13 de março de 2020

ma propriedade da Linha Camboim, interior de Videira, foi alvo de bandidos na noite dessa quinta-feira (12). Um touro de aproximadamente 500 kg foi morto dentro da propriedade às margens da estrada principal. Segundo Juarez Scapinelli Conte, proprietário do animal, a ação deve ter ocorrido a noite. Ele e a esposa são pecuaristas produtores de leite. Na noite do crime as vacas estavam soltas no potreiro com o animal que foi abatido pelos bandidos.

“Ouvimos os cachorros bravos, mas nada de muito anormal. A ação deve ter sido muito rápida. Para nós sobra o prejuízo, esperamos que esses bandidos sejam descobertos e presos para que não causem mais danos na região” salienta.

Os autores levaram toda a carne do animal, inclusive o couro, deixando apenas os órgãos internos e a cabeça. No local pode-se observar espigas de milho no chão, que devem ter sido utilizadas para atrair o touro que foi laçado e abatido.

Crimes na região

No final do ano passado outro caso de abigeato foi registrado na comunidade vizinha da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, interior de Fraiburgo, onde duas cabeças de gado foram abatidas.

O que é o crime de abigeato?

O crime de abigeato consiste na subtração indevida de animais criados em zona rural. Em outras palavras, trata-se do roubo de animais – vivos ou carneados no local do crime. Gado, equinos, ovelhas e, até mesmo, aves, podem ser os objetos furtados em um abigeato.

Na maior parte dos casos, os crimes acontecem durante a noite, quando equipes invadem propriedades rurais e, tão rapidamente quanto possível, matam os animais e retiram suas partes mais valiosas. Isso gera um alto dano no custo produtivo, e – quando levado ao mercado paralelo e não fiscalizado de venda de carne – é um risco para a saúde dos consumidores, pois não houve o procedimento adequado de abate dos animais.

Fonte: Direito Brasil/ Jornal Folha de Videira

Mais Acessadas