Os pacientes, entre 30 e 40 anos, retornaram recentemente do exterior, Europa e Estados Unidos

16 de março de 2020

O secretário de Saúde de Joaçaba, Valmor Reisdorfer, confirmou nesta segunda-feira (16) que o município tem dois casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes, entre 30 e 40 anos, retornaram recentemente do exterior, Europa e Estados Unidos.

“O primeiro sentiu os sintomas no sábado, e o outro procurou atendimento nesta manhã. Eles foram orientados a ficarem isolados em suas casas”, informou o secretário. O material foi coletado e enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para análise. O resultado deve estar pronto na quarta-feira.

A Administração Municipal também criou um Comitê para Gerenciamento de Crise e de prevenção do vírus no Município. A orientação é para que as pessoas que viajaram para o exterior ou para áreas que já registraram casos e estão com sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos fones (49) 3521-1555 e (49) 99809-1733.

Para evitar a proliferação do vírus, o Secretaria de Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Saiba mais sobre o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o Coronavírus (COVID-19) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

As formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus, é indicados repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.

Leia mais: https://diarioriodopeixe.com/tag/coronavirus/

Mais Acessadas