De acordo com o boletim, um dos pacientes esteve viajando por vários países da Europa

18 de março de 2020

O município de Joaçaba tem quatro casos suspeitos de coronavírus. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (17), após reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus.

De acordo com o boletim, um dos pacientes esteve viajando por vários países da Europa. O outro, que apresentou os sintomas, é da mesma família. O material para exame foi colhido e deve ser encaminhado ainda hoje para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Florianópolis. O resultado deve sair em 40 horas.

O município aguarda para esta quarta-feira (18), o resultado dos dois primeiros pacientes, que foram diagnosticados com sintomas do novo coronavírus (Covid-19).

O secretário de Saúde, Valmor Reisdorfer, informou que suspendeu os grupos da terceira idade e pede que a comunidade evite locais com acúmulos de pessoas. “Também pedimos que só procurem atendimento na UPA ou HUST em casos extremamente necessários, pois nessas unidades estão circulando pessoas com baixa imunidade”, orientou.

As pessoas que viajaram para o exterior ou para áreas que já registraram casos e estão com sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos fones (49) 3521-1555 e (49) 99809-1733.

Para evitar a proliferação do vírus, o Secretaria de Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Mais Acessadas