Michael Masson conquistou primeiro lugar pela categoria Master em São Bento do Sul

18 de março de 2020

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free abriu a temporada de provas em 2020 no dia 7 de março, em São Bento do Sul. No total, mais de 40 veículos nas categorias de carros 4×4: Master, Graduado, Turismo e Light, além de UTVs e Quadriciclos, disputaram os primeiros pontos da competição estadual. A prova contou com 150 quilômetros de percurso, sendo 76 de trechos especiais cronometrados. Entre os destaques da prova esteve o navegador de Capinzal, Michael Masson, que conquistou o primeiro lugar pela categoria Master ao lado do piloto de Piratuba, Leandro Riffel. A dupla compete representando a equipe GS Racing.

O percurso da prova incluiu duas etapas, iniciando em terrenos de reflorestamentos e piso seco. No final, os competidores foram desafiados em uma pista de veloterra na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, e enfrentaram a maior adversária da prova de São Bento do Sul: a poeira. Ao final do desafio a cidade de Piratuba foi a grande vencedora do dia com campeões nas duas categorias destinadas aos competidores mais experientes. O piloto Leandro Riffel venceu na Master ao lado do navegador de Capinzal, Michael Masson. Já a dupla de Piratuba formada pelo piloto José Andrade Junior e pelo seu filho, o navegador Bernardo Schafer, foi a campeã da Graduado.

Pela Turismo, as cidades de Tubarão e Caçador foram para o alto do pódio com o piloto Ramon Oliveira e o navegador e Diógenes Pegoraro, respectivamente. Na Light o município de Blumenau levou a melhor com a dupla formada pelo piloto Leandro Hadlich e pelo navegador Gustavo Pauli. Já no Quadriciclo o piloto Ricardo Santos, de Criciúma, foi o grande campeão e iniciou a competição no topo da classificação geral.

Capinzal larga na frente na Master

Com um primeiro lugar em São Bento do Sul, Michael Masson largou na frente entre os navegadores mais experientes da competição estadual. Atual campeão da Copa Scherer 4×4 Carbon Free e vice-campeão catarinense, Michael conquistou dois primeiros lugares nas duas etapas que fizeram parte da prova de abertura do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free. “Foi um início de campeonato perfeito. Sabemos da qualidade do grid, então emplacar dois primeiros lugares na primeira prova do ano foi importantíssimo para as pretensões ao longo do campeonato”, destaca.

Já o percurso deu trabalho aos competidores. A prova foi levantada com chuva, mas na hora da largada o terreno estava seco e com muita poeira. A diferença de terreno modifica as metragens dos carros, elemento muito importante para o rally de regularidade já que os competidores precisam seguir as indicações da planilha da forma mais fiel possível. “Normalmente os rallys em São Bento do Sul acontecem no autódromo e na Expoama, então fiquei um pouco surpreso quando percebi que não andaríamos nesses lugares. Foi uma prova totalmente nova e diferente dos anos anteriores. Os navegadores tiveram muita dificuldade em colocar o carro no metro já que o levantamento foi feito com chuva e a prova aconteceu no seco, com muito pó. Então essa diferença de metragem era inevitável”, comenta o navegador.

Representação em três categorias

A região também contou com mais representantes nas categorias Master, Graduado e Turismo. Entre os mais experientes o piloto Everton Gratt, de Capinzal, e o navegador Wesley Sari, de Ouro, tiveram problemas na primeira etapa e finalizaram a prova em sexto lugar. Pela Graduado, o navegador Deivid Giacometi estreou nova dupla ao lado do piloto de Gravataí (RS), Carlos Ruschel, e ficou com a sétima colocação. Já na Turismo, o piloto de Ouro, Altair Maziero, e o navegador de Capinzal, Eduardo Baldissera, encerraram a prova com a 11º colocação.

A prova de São Bento do Sul foi a primeira no novo formato do Campeonato Catarinense em união com a Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A organização iniciou a temporada mesclando as características das duas competições e ainda fazendo ajustes para melhoria do campeonato. Já na abertura da temporada pilotos e navegadores fizeram doações de cinco quilos de alimentos não perecíveis por dupla e plantaram mudas dentro do projeto “Carbon Free”, que promete neutralizar o carbono emitido pelos veículos plantando uma árvore a cada 100 quilômetros percorridos. Na primeira prova do ano o projeto foi realizado no terreno do Jeep Clube de São Bento do Sul.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores, organizadores e patrocinadores do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2020*

1ª Etapa: São Bento do Sul no dia 7 de março
2ª Etapa: Caçador no dia 18 de abril
3ª Etapa: Brusque (Fenajeep) no dia 13 de junho
4ª Etapa: Local em definição para prova do dia 17 de outubro
5ª Etapa: Local em definição para prova do dia 28 de novembro

* Datas sujeitas a alteração devido às medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde com relação a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Fique por dentro do Catarinense de Rally Scherer 4×4

Participe das atividades do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free acompanhando a página e os grupos do Facebook. No Instagram a competição está presente com o perfil @catarinenserallyscherer e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras de um dos maiores estaduais de rally regularidade do Brasil.

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). A organização é de West Eventos 4×4 Carbon Free e Trecho 1 Eventos e Promoções, com apoio do Jeep Clube de São Bento do Sul. O patrocínio master é de Scherer Autopeças, Trilha SC, GS 4×4 Performance, 3RS Confecções e Maxxis Pneus. O apoio é de Filtros Tecfil, Mahle Original, Sabó, Monroe Amortecedores, Tecnnic Eletrônica Industrial e Cervejaria Berg Bier.

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da equipe GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site https://www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road.

Confira abaixo os pódios completos da prova de São Bento do Sul:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)
1. Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2. Rui Schmitz (Blumenau-SC) e André Lenger (Chapecó-SC)
3. Gustavo Schmidt (São José-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
4. Flávio Roberto Kath (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC)
5. Deonilson Salla (Curitiba-PR) e Roberto Spessatto (Chapecó-SC)

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)
1. José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
2. Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Rafael Pinto (Curitiba-PR)
3. Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Leonardo Menarim (Castro-SC)
4. Giovani de Mello (Porto Alegre-RS) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
5. Oscar José Schmidt e Oscar Schmidt Bisneto (São José-SC)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)
1. Ramon Oliveira (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
2. Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann (São Bento do Sul-SC)
3. Denílson Bonfanti e Bruna Oliveira (São Bento do Sul-SC)
4. Gustavo Amorim e Débora Bonatti (Santo André-SP)
5. Carlos Alberto Volpato e Carlos Alberto Volpato Filho (Tubarão-SC)

PÓDIO LIGHT (Piloto/Navegador)
1. Leandro Hadlich e Gustavo Pauli (Blumenau-SC)
2. Camilo Deleles Oliveira e Giulliano Deleles Oliveira (Curitiba-PR)
3. Sven Fischer e Aline Stal (São Bento do Sul-SC)
4. Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco (Içara-SC)
5. Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares (Castro-PR)

PÓDIO QUADRICICLO
1. Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC)
2. Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)

Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Mais Acessadas