Entrevista coletiva está sendo realizada diariamente para atualizar sobre a situação da pandemia de coronavírus em Santa Catarina

20 de março de 2020

Em entrevista coletiva na noite desta sexta-feria (20), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, confirmou o número de 40 casos em território catarinense.

Entre as possíveis vítimas está uma criança de cinco anos, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Helton Zeferino. Além disso, há 361 amostras em análise, conforme ele.

A atualização mais recente mostra que o quadro clínico tem faixa etária mais estendida, diz Zeferino, o que reforça que todos podem fazer parte do grupo de risco.

Conforme o governador, até segunda-feira (23), o número de casos confirmados de coronavírus pode atingir 100 catarinenses. Além disso, o número pode ser maior por causa das pessoas que não apresentam os sintomas da doença.

O Scretário de Desenvolvimento Sustentável, Lucas Esmeraldino, anunciou um pacote de medidas econômicas que oferecem recursos por meio do BNDES para injetar na economia do Estado. Essas propostas ainda devem ser negociadas com o banco.

Além disso, pedirá adiamento para o pagamento do Simples, a partir do mês de abril. O secretário também anunciou a prorrogação de todos os prazos para os processos de tramitação na Sefaz. Outra medida que deve ser estudada é o adiamento do ICMS, principal tributo estadual.

Conforme o secretario de saúde, Helton de Souza Zeferino, apenas a região do Sul de Santa Catarina apresenta transmissão comunitária. Porém, o governador Moisés falou que deve existir essa característica em outras regiões, mas ainda não foram registradas.

Além dos R$ 58 milhões doados por outros poderes de Santa Catarina, outra estratégia que está sendo pensada é de organizar um fundo da saúde que seja possível receber valores através de doações.

Questionado sobre a possibilidade da existência de um toque de recolher, o governador não descartou a possibilidade. No entanto, as medidas restritivas serão organizadas conforme a atualização dos casos em Santa Catarina.

Mais Acessadas