Duas linhas telefônicas estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 23 para atender a população

23 de março de 2020

A Secretária da Saúde de Herval d´Oeste, disponibilizou a partir desta segunda-feira, 23, atendimento psicológico via telefone para atender população hervalense.

A medida foi tomada, pois se percebeu que a população está altamente ansiosa, e somatizando ao excesso de informação repetidamente durante o dia vem aumentando a sensação de pânico.

Os atendimentos podem ser feitos através de duas linhas telefônicas (49) 3554-8280 e (49) 3554-8256 no seguinte horário: 07h:30min às 11:00hs e dás 13:00hs às 16h:30min para aconselhamento psicológico de 15 a 20 minutos com o objetivo de criar uma rotina dentro de casa, organizar o sono, lidar com a solidão, manejo do estresse e alívio da tensão.

Quanto aos profissionais que estão lidando diretamente no enfrentamento ao Covid 19 eles encontram-se no terceiro grupo de risco, atrás apenas dos envolvidos diretos, familiares e amigos. Assim, espaços para a descarga emocional e técnicas adequadas para a vazão de emoções negativas são possibilidades de incrementar a capacitação para situações críticas.

A necessidade de conhecimento de suas próprias emoções, limites e as implicações da atividade intensa de empatizar com a dor e o sofrimento do outro em meio a cenários devastadores, é talvez o tópico mais importante de qualquer preparação profissional, para evitar que, ao invés de produzirmos ajuda, multipliquemos mais afetados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, durante a pandemia, será organizado materiais que trabalhem a descarga emocional, técnicas para vazão de emoções negativas, como identificar as próprias emoções e seus limites para que possam ser compartilhados via WhatsApp. E após a pandemia será feito um trabalho de escuta coletiva com os profissionais envolvidos para identificar possíveis Transtornos Ansiosos, Transtornos do Sono, TEPD e afins.

Mais Acessadas

Carregando...