Além disso, foram vacinados ainda 190 profissionais da Saúde | Foto: Edison Porto

24 de março de 2020

O primeiro dia de vacinação contra a Gripe abrangeu 1421 idosos, em Caçador. Além disso, foram vacinados ainda 190 profissionais da Saúde.

Eles fazem parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou nesta segunda-feira, 23, e prossegue até o dia 22 de maio.

Serão realizadas mais duas fases em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 6 mil pessoas em Caçador. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas.

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.“Garantimos a segurança de todos que foram se vacinar. Em cada local, entravam 5 pessoas de cada vez e agilizamos o cadastro de cada um, como forma de evitar que ficassem muito tempo na sala de vacina. A higienização e a distância segura foram o ponto fundamental. Com isso, atingimos este número bastante expressivo para o primeiro dia de vacinação”, finalizou o secretário de Saúde, Ademar Schmitz.

Mais Acessadas

Carregando...