Precipitação será melhor distribuída nas regiões do Estado, inclusive no Oeste

1 de abril de 2020

Nesta quinta-feira (02), a passagem de uma frente fria vai trazer chuva para Santa Catarina. “Não há indicativo de volume elevado de precipitação, mas a precipitação será melhor distribuída nas regiões do Estado, inclusive no Oeste”, explica a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram. No mesmo dia, também são esperados temporais localizados em alguns municípios, com intensas rajadas de vento e até granizo, devido ao forte calor.

A frente fria está ligada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, que favorece rajadas de vento mais intensas e aumento na agitação do mar no litoral de Santa Catarina, principalmente no Litoral Sul.

No fim de semana, o tempo melhora e o ar seco retorna para grande parte do Estado, com predomínio de sol e temperaturas mais baixas. O ar seco e frio deve provocar geada no Planalto Sul, com temperaturas próximas de 0°C na madrugada e no amanhecer.

Chuva melhor distribuída no estado, na quinta-feira

Quarta-feira (01/04): 

Tempo: muitas nuvens em boa parte do dia, sobretudo do Planalto ao Litoral com chuva fraca e isolada no início da manhã e fim do dia, devido à circulação marítima. No Meio-Oeste e Planalto Sul pancadas muito isoladas de chuva à tarde. 

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.

Vento: nordeste, com variações sudeste/leste no Planalto Sul e Litoral, fraco a moderado.

Sistema: frente fria de fraca intensidade em deslocamento pelo Litoral de SC, com formação de núcleos de instabilidade à tarde no Meio Oeste e Planalto Sul.

Quinta-feira (02/04): 

Tempo: aberturas de sol da Grande Florianópolis ao norte do estado pela manhã. Muitas nuvens a encoberto com chuva e temporais isolados do Oeste ao Litoral Sul, chegando às demais regiões na tarde e noite, devido ao avanço da nova frente fria (veja Aviso Meteorológico). A chuva será melhor distribuída no estado, porem com chance de volumes mais elevados e maior risco de temporais do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: elevada, em declínio na tarde e noite em todas as regiões.
Vento: norte, passando a sudoeste/sul no decorrer do dia, fraco a moderado com rajadas no Litoral. No Litoral Sul as rajadas chegam a 60 e 70km/h.
Sistema: formação e avanço de uma nova frente fria por SC, ligada a um ciclone extratropical sobre o oceano, em frente ao litoral do RS.

Sexta-feira (03/04): 
Tempo: mais nebulosidade na madrugada e manhã no Planalto e com chuva isolada no Litoral.  No Oeste e Meio Oeste sol com poucas nuvens. No final do dia chuva fraca novamente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: baixa ao amanhecer, e com queda ainda mais acentuada à noite, a temperatura mínima ocorrerá à noite entre 2°C e 3°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, devido ao avanço de uma massa de ar mais frio e seco pelo Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul pela manhã.

Sábado (04/04): 

Tempo: sol em SC. No Planalto Sul mais nuvens ao amanhecer e com chuvisco no Litoral.

Temperatura: baixa ao amanhecer, com temperatura mínima entre -1°C e 0°C com formação de geada no Planalto Sul.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (05/04): 

Tempo: sol em SC, com mais nuvens e chuva fraca no Litoral ao amanhecer e no início da manhã, devido a uma massa de ar frio sobre o Sul do Brasil.

Temperatura: baixa ao amanhecer, com temperatura mínima entre -3°C e 0°C com formação de geada no Planalto Sul.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Mais Acessadas