Posição foi divulgada na noite dessa sexta-feira (12) após análise de imagens das cidades de Descanso e Belmonte

13 de junho de 2020

O governo do Estado divulgou na última sexta-feira (12) o resultado das análises do forte temporal que causou destruições esta semana em cidades do Extremo Oeste de Santa Catarina. Segundo a avaliação da Defesa Civil de SC, as cidades foram realmente atingidas por um tornado. O Estado confirmou que as condições de tempo severas já estavam sendo monitoradas desde a semana anterior e já indicavam a formação do fenômeno.

TORNADO Governo do Estado confirma ocorrência de tornado no extremo Oeste de SC

TORNADOGoverno do Estado confirma ocorrência de tornado no extremo Oeste de SCSAIBA MAIS: https://diarioriodopeixe.com/2020/06/13/governo-do-estado-confirma-ocorrencia-de-tornado-no-extremo-oeste-de-sc/

Publicado por Rio do Peixe em Sábado, 13 de junho de 2020

Imagens publicadas nesta sexta pelo meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, mostravam formações que indicavam a ocorrência do fenômeno nas cidades de Descanso e Belmonte, que estão entre as mais atingidas pelo temporal desta semana.

Na última quarta-feira (10), conforme divulgado pela Defesa Civil, um alerta máximo foi emitido para avisar sobre temporais com raios e granizos nas proximidades de Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Mondaí. O alerta foi emitido após identificar nas imagens do Radar do Oeste, localizado em Chapecó, a formação e o desenvolvimento de uma supercélula de tempestade severa nas redondezas das cidades de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste.

Nas imagens divulgadas pela Defesa Civil é possível ver a abrangência do sistema e características típicas de formação de tornado.

Na coletiva concedida durante a tarde de sexta-feira, o governador Carlos Moisés chegou a afirmar que os técnicos estavam divididos entre as definições micro explosão e vendaval para explicar o fenômeno ocorrido no Extremo Oeste. Pela manhã, no Bom Dia Santa Catarina, o chefe da Defesa Civil de SC chegou a descartar que o episódio se tratasse de um tornado. No entanto, na noite de sexta, o Estado divulgou uma nota confirmando que se trataria de fato de um tornado a partir da análise detalhada das imagens, relatos de moradores e consulta com especialistas em tornados.

O fenômeno causou a destruição de algumas casas, destelhamentos totais e parciais, tombamento de árvores, dentre outros danos típicos decorrentes de tornados. Conforme a Defesa Civil, as imagens e relatos de moradores acentuam a análise dos dados do radar e reforçam a ocorrência do fenômeno.

Mais Acessadas

Carregando...