O assunto ganhou repercussão nas redes sociais nas últimas semanas devido ao transtorno causado pelas fortes chuvas a boa parte dos moradores, e abordado em sessão anterior pelo Vereador Rubiano Schmitz

9 de julho de 2020

O Advogado da empresa Fortt Empreendimentos Imobiliários, Gilson Kollross, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caçador nesta semana, para esclarecer a situação dos imóveis localizados no residencial Meu Lar, no bairro Bom Sucesso, que apresentam problemas com infiltrações.

 O assunto ganhou repercussão nas redes sociais nas últimas semanas devido ao transtorno causado pelas fortes chuvas a boa parte dos moradores, e abordado em sessão anterior pelo Vereador Rubiano Schmitz. Na internet, algumas das manifestações teriam atribuído à empresa, que efetuou a construção dos apartamentos, a responsabilidade pelos danos nas referidas moradias.

Segundo o representante da Fortt, a empresa atendeu por diversas oportunidades as demandas apresentadas pelo síndico do condomínio durante o tempo de garantia da obra, sendo efetuados os reparos necessários. No entanto, como a entrega dos imóveis aconteceu há nove anos, expiram-se os prazos legais de responsabilidade da empresa e que estão estabelecidos na NBR 5674 (Norma Brasileira que se refere à manutenção de edificações), passando assim a responsabilidade da manutenção aos próprios moradores.

“A partir do momento que este prazo legal deixa de existir, a NBR transfere para o condomínio à manutenção, ou seja, as medidas preventivas para evitar problemas como os que aconteceram há poucos dias com as fortes chuvas”, explica.

Gilson informa ainda que o problema está judicializado desde o ano passado, quando o condomínio ingressou com uma ação na Justiça Federal alegando vícios construtivos. Segundo ele, a Fortt já apresentou à Justiça toda a documentação comprobatória de que cumpriu com a sua responsabilidade.

“Uma perícia determinada pela Justiça deverá ser realizada no local e, se porventura essa ação der procedência em qualquer um dos pedidos, a Fortt estará à disposição. No entanto, reitero atendemos às reivindicações dos moradores durante os prazos legais de garantia, somos uma empresa genuinamente caçadorense e que prezamos pela qualidade nos trabalhos executados”, disse.

O Vereador Rubiano Schmitz destacou que espera que a situação seja resolvida com maior brevidade possível. Disse ainda que por não ter informações sobre os prazos de garantia, fez questão de não apontar possíveis responsáveis durante sua manifestação passada, mas sim relatar o sofrimento que os moradores passam em dias de chuva com as inúmeras infiltrações. “Vamos aguardar a manifestação da Justiça, esperando que o problema seja sanado logo”, completou.

Mais Acessadas