Conforme previsão da Epagri/Ciram, há com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul | Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online

17 de agosto de 2020

Depois de um ano, volta a ter condição de neve em Santa Catarina!

O frio foi intenso no inverno de 2020, em Santa Catarina, mas com características de ar seco, o que favoreceu temperaturas negativas e geada. Até o momento, sem registro de neve, fenômeno associado a uma combinação de frio e umidade e com grande possibilidade de acontecer entre a próxima quinta e sexta-feira (dias 20 e 21/08), com o ingresso de uma intensa massa de ar polar no Sul do Brasil.

Se a neve prevista se confirmar nos próximos dias, será a primeira de 2020 no Estado. O último registro foi em 02 de agosto de 2019, em São Joaquim.

Quais as localidades mais propícias para neve em SC?

Municípios no Planalto Sul, como São Joaquim, Urupema e Urubici, são os mais propícios para ocorrência do fenômeno, por serem os de maior altitude, registrando as mais baixas temperaturas.

A neve prevista entre os dias 21 e 22/08/2020 pode acumular? Quais as áreas que podem ser atingidas?

A neve prevista para essa semana tem chance de acumulo significativo, especialmente no Planalto Sul. E essa condição de neve se estende também para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Qual foi o caso de neve de maior abrangência em SC, atingindo várias regiões?

O evento que ocorreu entre 22 e 25 de julho de 2013, considerado histórico pela espacialidade e abrangência do fenômeno. Neste, foram quase 100 municípios com registro de neve, em grande parte das regiões catarinenses, o que representou cerca de 30% dos municípios do Estado. O fenômeno ocorreu até mesmo nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde os registros são raros, pela proximidade com o litoral.

Segunda-feira (17/08):
Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol em parte de SC, no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e norte do estado, chuva especialmente na manhã e noite devido a circulação marítima. No Oeste, condição de chuva e trovoadas a partir da noite.
Temperatura: amena, em pequena elevação durante o dia.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil. Cavado (área alongada de baixa pressão) na altura de SP influencia SC.

Terça-feira (18/08):
Tempo: instável com nuvens e chuva em todas as regiões, no decorrer do dia. Na tarde e noite condição de temporais localizados em SC, com chuva forte em curto intervalo de tempo, granizo e rajadas intensas de vento, sobretudo no oeste e norte do estado, e a região da Grande Florianópolis.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: formação de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

Quarta-feira (19/08):
Tempo: céu encoberto com chuva e trovoadas em SC, devido a chegada de frente fria.
Temperatura: amena e em declínio acentuado no final do dia.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 50 a 70km/h.

Quinta e Sexta-feira (20 e 21/08):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva na maioria das regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Mais Acessadas

Carregando...