Mesmo com o tempo firme no fim de semana, o aviso da Epagri/Ciram já vale a partir desta segunda-feira (14) para Santa Catarina

11 de setembro de 2020

Logo após os últimos dias chuvosos, quando Florianópolis registrou até 137 mm em apenas três dias, permanece o alerta para mais pancadas de chuva em Santa Catarina para os próximos 15 dias. O período ainda marca os últimos dias de inverno e o início da primavera no Hemisfério Sul.

A chuva e o tempo fechado darão uma trégua já na sexta-feira (11) e incluindo o fim de semana, com o aparecimento do sol entre nuvens e as temperaturas em elevação. No entanto, não está descartada a chance de pancadas de chuva no início da noite.

Conforme a Epagri/Ciram, a próxima segunda-feira (14) já será um dia com maior possibilidade de chuva e trovoadas isoladas na região do  Planalto ao Litoral catarinense.

Isso ocorre devido ao deslocamento de uma nova massa de frente fria. Isso deve provocar chuva mal distribuída com trovoadas em SC, na tarde e noite.

Nos demais dias, a previsão indica que começam as pancadas de chuva mal distribuídas, típicas de primavera, concentradas especialmente nas tardes e noites, por vezes acompanhadas de temporais localizados.

Mesmo com o aparecimento do sol na terça-feira (16), a presença de mais uma frente fria deve provocar chuva mal distribuída com trovoadas na tarde e noite em Santa Catarina.

Chegada da primavera

A estação da primavera começa no dia 22 de setembro e, junto dela, aumenta a ocorrência de temporais acompanhados de granizo e ventania em SC. Vale o alerta para chuvas com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo.

Mais Acessadas

Carregando...