Foram 17 atendimentos e 5 agressores presos, apenas neste final de semana

15 de setembro de 2020

O final de semana foi marcado por violência doméstica em Caçador. De acordo com os dados da Polícia Militar, apenas no sábado (12) e no domingo (13), foram atendidas 17 ocorrências de violência doméstica nos mais diversos bairros de Caçador.

Das 17 ocorrências, 15 foram registradas pela Polícia Militar e 2 pela Polícia Civil. Ainda nestas ocorrências, cinco agressores acabaram presos por violência doméstica. Em alguns casos, a mulher pediu a Medida Protetiva de Urgência contra o agressor. Nestes casos, a Polícia Militar entrará em contato por meio do programa Rede Catarina para a disponibilização do botão de pânico, que a auxiliará caso o agressor viole a determinação judicial.

O botão do pânico aciona em tempo real a viatura mais próxima do local onde a vítima estiver naquele momento, de forma rápida e efetiva. 

Santa Catarina já registrou apenas em 2020, 34 feminicídios. Um deles foi em Caçador e aconteceu em fevereiro no bairro Martello. Taisa Mess, de 38 anos, foi morta a facadas pelo companheiro que logo em seguida se suicidou.

Denuncie

Existem diversas formas de denunciar a violência doméstica. Pelo telefone 180 a ligação vai direto para uma central de atendimento a mulher. O tradicional 190 também pode ser acionado em casos de emergência.

Uma campanha intitulada “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” foi criada para facilitar as denuncias em tempos de pandemia. As mulheres podem desenhar um “X” vermelho na mão e mostrar para o atendente de uma das farmácias credenciadas, que imediatamente acionará a ajuda.

Há poucos dias foi sancionada a Lei 17.985/2020,  que autoriza os atendentes de farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei propõe que quando não for possível haver menção expressa da denúncia, deverá ser utilizada a frase de passe “Preciso de Máscara Roxa”. É como se fosse um código para a comunicação segura entre o denunciante e o atendente.

Ao ser mencionada a frase de passe pelo cliente, o funcionário do estabelecimento deverá informar à pessoa que o produto não está disponível e fazer a comunicação imediata às autoridades.

Mais Acessadas

Carregando...