Fenômeno La Niña pode provocar dias consecutivos sem chuva no estado

22 de setembro de 2020

A primavera deve ser de tempo instável nos próximos três meses em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, por causa da influência do fenômeno La Niña, os catarinenses poderão passar dias consecutivos sem chuva. No entanto, quando ocorrer, pode ser acumulada e em curto intervalo de tempo.

A primavera aumenta a incidência de temporais acompanhados de ventania e granizo. Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio-Oeste.

Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registra a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm, em média.

Confira previsão do tempo detalhada até o fim da semana

Quarta-feira (23/09): tempo firme com sol em Santa Catarina. Mais nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta e sexta-feira (24 e 25/09): predomínio de sol e algumas nuvens. Temperatura: em elevação, calor à tarde para a época do ano. Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (26/09):

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer do dia. No Planalto Sul e Litoral Sul, pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite, devido a aproximação de uma frente fria.

Temperatura: elevada, calor à tarde para época do ano.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Tendência de 27 de setembro a 06 de outubro de 2020:

Nos dias 27 e 28, uma frente passa por SC, provocando chuva melhor distribuída e temporais localizados no estado, e na sequencia diminuição de temperatura. Setembro termina e outubro começa com sol, variação de nuvens, temperatura em elevação e pancadas de chuva frequentes, típicas de primavera. Próximo ao dia 01, outra frente fria deve passar por SC, provocando chuva e novamente diminuição de temperatura.Destaque: na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Mais Acessadas

Carregando...