O dia tem a presença do sol em todas as cidades, com ele predominando em muitas regiões, sobretudo no turno da manhã. Ao longo da sexta as nuvens aparecem por todo o Estado

25 de setembro de 2020

A semana vai terminar com domínio de um ar quente que vem através de ventos em altitude mais ou menos a 1,5 km da altura. As temperaturas vão subindo gradativamente ao longo desta sexta-feira (25), trazendo uma tarde de 29 a 31ºC boa parte das cidades, podendo subir um pouco mais no Extremo Oeste.

O dia tem a presença do sol em todas as cidades, com ele predominando em muitas regiões, sobretudo no turno da manhã. Ao longo da sexta as nuvens aparecem por todo o Estado.

FIM DE SEMANA COM CALOR

As temperaturas seguirão elevadas entre o final das manhãs e o início das tardes. A previsão é de termômetros entre 29 e 31ºC na maior parte das cidades, mas com algo próximo dos 34°C em algumas cidades do Oeste.

O sábado terá o sol aparecendo entre nuvens em todas as cidades. 

O domingo também terá o sol entre nuvens. Só destaco que neste dia há previsão de chuva para o RS. Portanto, não se descarta mais para o final do dia pancadas isoladas de chuva para SC, mas poucas cidades e mais para aquelas que estão mais próximas do Estado vizinho. 

A chuva tem maior condições de ocorrer para nós na madrugada/manhã de segunda, quando até mesmo temporais isolados não podem ser descartados.

Sexta-feira (25/09):Tempo: sol na maior parte de SC, com algumas nuvens no Litoral.Temperatura: elevada, mais alta à tarde sobretudo no Oeste e Litoral Sul, com máximas acima de 30°C.Vento: nordeste, fraco a moderado.Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.

Sábado (26/09):Tempo: presença de sol entre algumas nuvens em SC. No fim da tarde e à noite mais nebulosidade no Litoral, com pancadas muito isoladas de chuva, trovoadas, raios e risco de queda de granizo no Planalto Sul e Litoral Sul próximo à divisa com o RS.Temperatura: elevada, mais alta no final da manhã e início da tarde com máximas acima de 30°C na maior parte do estado.Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral de Florianópolis e no sul do estado.Sistema: alta pressão no Sul do Brasil e com o calor da tarde, e a presença de um cavado no RS,áreas de instabilidade se intensificam no Litoral Sul catarinense.

Domingo (27/09):Tempo: muitas nuvens na maior parte do dia em SC, com chuva e trovoadas entre a tarde e noite. Atenção para o risco de temporais com raios e queda de granizo sobretudo no Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí, devido ao avanço da frente fria por SC.Temperatura: elevada pela manhã e diminuindo entre a tarde e noite.Vento: nordeste a noroeste, com variações de sudoeste no final da tarde e noite, fraco a moderado com rajadas fortes associadas às trovoadas.

Segunda-feira (28/09):Tempo: encoberto com chuva, sobretudo na madrugada e parte da manhã, devido à passagem da frente fria. Entre a tarde e noite o tempo melhora mas ainda com muitas nuvens, e aberturas de sol.Temperatura: amena, mais baixa em relação aos dias anteriores.Vento: sudoeste e sul, com rajadas pela manhã passando a moderado e fraco a partir da tarde. Vento segue mais intenso no litoral catarinense, sobretudo ao sul de Florianópolis.

Terça-feira (29/09):Tempo: sol com aumento de nuvens à tarde, em SC. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas muito isoladas de chuva, do Meio Oeste ao Litoral.Temperatura: amena pela manhã e em elevação no decorrer do dia.Vento: sudeste passando a nordeste no decorrer do dia, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Tendência de 30 de setembro a 09 de outubro de 2020:

Mais nebulosidade e chuva estarão associadas a passagem de frentes frias por SC nos dias 30/09 e 01/10, de 03 a 05 e no dia 09/10. No dia 09/10 a frente fria deve trazer fortes temporais ao estado. Ressalta-se que o indicativo é de acumulados de chuva pouco significativos,  até dia 08/10. A temperatura será agradável na maior parte dos dias, com pequena diminuição após a passagem das frentes frias, mas sem previsão de frio intenso.Destaque: na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Marilene de Lima – Meteorologista da Epagri/Ciram

Mais Acessadas

Carregando...