Atuação da Associação de Basquete de Luzerna, Joaçaba e Herval d´Oeste surpreendeu na competição

9 de novembro de 2020

O Joinville Blackstar é o mais novo campeão Estadual. A conquista do Campeonato Estadual Adulto Masculino 2020 veio com um jogo de defesa intensa e muita velocidade contra a ABLUJHE (Associação de Basquete de Luzerna, Joaçaba e Herval d´Oeste) por 92 a 46, neste domingo (8), na Arena Brusque. Já o bronze ficou com o Basquete Blumenau que venceu Brusque Basquete no clássico por 53 a 43. O cestinha da competição foi William Costa, da ABLUJHE, com 66 pontos, e o Destaque pelo índice de eficiência foi Andrezão, do Basquete Blumenau.

Em apenas quatro anos de competição, a equipe do Norte do Estado conquistou seu primeiro título da competição. Logo na primeira participação, em 2017, o Blackstar foi quinto colocado da competição, conquistou dois bronzes em 2018 e 2019 e dessa vez alcançou o tão sonhado objetivo que é o título Estadual. Nesse meio tempo, o time também disputou um Campeonato Brasileiro (disputaria esse ano também) e já está confirmado para o próximo.

“Estamos muito felizes com a conquista invicta, vencemos bem, é uma conquista que vem para coroar todo o trabalho que é feito desde os bastidores até dentro de quadra com comissão técnica, preparação física e médica, psicologia, gestão e até dentro de quadra. Além disso, quebramos uma hegemonia de Brusque e Blumenau que vinha de quase uma década, conseguimos trazer o título de volta para Joinville. É muito importante para nós e para nossos próximos passos, agora é comemorar e a partir da semana que vem já pensar em alçar voos maiores que é o Campeonato Brasileiro da CBB”, falou o presidente Rodrigo Lima após a conquista.

Já a ABLUJHE, mesmo com a derrota, conquistou um feito inédito sendo o primeiro time de Joaçaba a fazer uma final de Estadual da Federação Catarinense de Basketball, resultado do forte jogo contra Blumenau nas semifinais. A prata veio após a quinta participação na competição, a qual o time estreou em 2016, superando sua melhor colocação que era o quarto lugar de 2017. Agora o time espera outro bom resultado ainda em 2020 com o Sub-19 Masculino.

“O adulto foi uma competição bem planejada e de muita coragem da Federação realizar pelo momento que estamos vivendo, mas tudo foi feito com muita segurança e competência pela presidência e pela coordenação técnica. Estar em quadra é muito importante para os nossos projetos e agora a gente fica na expectativa do Sub-19 o qual vamos participar e procuramos desempenhar um bom papel também”, falou o presidente e atleta da ABLUJHE, Renan Pazin.

Durante a premiação, o presidente da FCB (Federação Catarinense de Basketball), Fábio Deschamps falou dos desafios de realizar a competição e destacou a participação de todos para que os Estaduais acontecessem. Além disso, ressaltou o compromisso da FCB em promover o basquete em Santa Catarina, em todas suas modalidades. “Somos todos vencedores por estarmos fazendo basquete nesse ano de 2020, nós fizemos a nossa parte e vocês mostraram seu potencial em quadra. Nessa semana tivemos uma notícia ruim de que não foi aceita a inclusão do 3×3 nos Jasc, uma decisão que joga contra o basquete catarinense e fecha portas ao grande trabalho realizado pela modalidade em Santa Catarina. Nós temos condições de realizar, atletas de seleção, temos gente preparada e por isso ressalto que nós vamos fazer basquete 3×3 mostrando toda a capacidade de atletas, técnicos e dirigentes aqui do estado”.

Intensidade do início ao fim
Em quadra, o que se viu foi um jogo físico, de muita movimentação e intensidade do Blackstar com direito à marcação individual em William Costa, cestinha da competição e vindo de um jogo de 32 pontos nas semifinais. No primeiro quarto, a equipe de Joaçaba conseguiu jogar de igual para igual e se mantendo perto do placar com 21 a 14. Porém, no segundo período o Blackstar fez ajustes e usou seu elenco para manter forte defesa e saída rápida em transição, combinação que pode ser vista em três estatísticas ao longo do jogo: 52 pontos vindos do banco, 20 pontos de erros da ABLUJHE e 27 pontos de contra-ataque. Com isso, os adversários não conseguiram reagir e a vantagem abriu até o fim da partida.

Já na disputa pelo bronze, Blumenau e Brusque fizeram um jogo de placar e aproveitamento baixo (39% e 25%, respectivamente), mas de início disputado em que os então atuais campeões abriram vantagem, mas os donos da casa diminuíram e o jogo foi para o intervalo com 29 a 21. Porém, Blumenau abriu vantagem novamente e, toda vez que Brusque se aproximava, os adversários respondiam, conduzindo o jogo até a conquista do bronze.

O Campeonato Estadual Adulto Masculino 2020 foi uma realização da Federação Catarinense de Basketball com o apoio da Trimania.

Mais Acessadas

Carregando...