Dez toneladas de alimentos foram arrecadadas no Transcatarina. Diversas instituições filantrópicas foram beneficiadas, além do auxílio para a ampliação do Hospital Maicé, em Caçador

11 de novembro de 2020

No final de outubro, de 27 a 31, mais de 190 carros participaram do 12º Transcatarina, um dos maiores eventos fora-de-estrada do país. Com percurso de, aproximadamente, 600 quilômetros pelo meio oeste catarinense, participantes de nove estados brasileiros desafiaram-se pelas mais diferentes trilhas nas categorias de competição e passeio, tornando o evento o mais democrático do Brasil. 

Organizado pelo Caçador Jeep Clube e a SC Racing, o Transcatarina faz mais do que incentivar a prática do off-road e do rali de regularidade. Ao reunir centenas de pessoas, percebeu-se a oportunidade de juntar esforços para auxiliar as demandas da população carente das cidades por onde a caravana passa. 

Por isso, desde a primeira edição, no ato da inscrição os participantes doam 40 quilos de alimentos não perecíveis e 12 unidades de leite. Em 2020, a média arrecadada foi de 10 mil quilos de alimentos e 2.500 caixas de leite, distribuídos entre as instituições Rotary Club de Treze Tílias, Rotary Club de Fraiburgo, Lions Clube Fraiburgo, APAE de Fraiburgo, Pastoral da Criança de Fraiburgo, Hospital de Fraiburgo e AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas, além de algumas famílias carentes. 

Doação especial 

Durante a terceira etapa do Transcatarina, na cidade de Caçador, o Transcatarina fez uma doação em dinheiro para o hospital Maicé. A iniciativa, de acordo com diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa, deve-se ao fato de o hospital estar passando por reformas e, também, uma maneira de homenagear os profissionais que lá trabalham. “É um hospital que depende, basicamente, de doações para manter as atividades. Eles fazem um belo trabalho, atendendo a população de 40 cidades da região. E nos sentimos honrados de deixar um pedacinho do Transcatarina nessa instituição tão importante”, declara Costa. 

O hospital Maicé é uma instituição pertencente à Congregação das Irmãs dos Santos Anjos. Com 41 anos de existência, é referência regional de neurocirurgia, traumato-ortopedia, parto natural e está em fase final da implementação de cirurgias cardiovasculares. 

Durante o tradicional jantar comemorativo de cada etapa do Transcatarina – cujos protocolos de segurança da Covid-19 foram executados com rigor – os representantes do hospital receberam a doação. “Para dar conta de todos os custos, 70% dos recursos são obtidos por meio de doações da comunidade local. Agora, estamos em fase de ampliação para atender à crescente demanda da região”, diz a Irmã Elisabete Lima, uma das representantes do Maicé. 

Irmã Elisabete revela que este gesto do Transcatarina é ter o carinho de cada participante na Instituição. “Esse evento é incrível. É uma festa em família que traz adrenalina, vibração e amizade. E isso engrandece a nossa cidade”, encerrou.  

Mais Acessadas

Carregando...