Equipamentos são auditados para garantir lisura do processo.

15 de novembro de 2020

Foi realizado na manhã deste sábado (14) o sorteio das 12 urnas que irão participar da auditoria do sistema eletrônico de votação, que acontecerá no domingo (15). Quatro urnas do estado foram sorteadas para a auditoria de funcionamento sob condições normais de uso das urnas eletrônicas, também conhecida como a Votação Paralela, que ocorrerá na sede da OAB/SC em Florianópolis: uma de Florianópolis, uma de Tijucas, uma de Ibirama e outra de Fraiburgo.

Também foram sorteadas oito urnas que serão auditadas mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que ocorrerá no ambiente da própria seção eleitoral: uma de Mafra, uma de Guaraciaba, uma de Imbituba, uma de Balneário Gaivota, uma de Seara, uma de Catanduvas, uma de Lauro Müller e uma de Jardinópolis.

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, ressaltou que “a segurança da urna tem sido questionada, por pessoas de má fé ou que não conhecem o sistema. Para fazer uma demonstração de credibilidade daquilo que a Justiça Eleitoral vem dizendo o tempo todo, dos mecanismos de segurança da urna, é que foi determinada essa auditagem da urna eletrônica, por meio da Votação Paralela. E agora firmamos essa parceria com a OAB/SC, instituição que a Justiça Eleitoral sempre teve o apoio para tudo que fosse necessário”.

Por sua vez, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, afirmou que “para nós é um evento histórico sediar essa auditoria no período eleitoral, por conta dessa missão cidadã que a Ordem tem, de representar a cidadania. Nada melhor do que estarmos aqui, num evento público filmado, em que todos podem ver a lisura e garantia de um pleito eleitoral. Isso garante e fortalece ainda mais a democracia em nosso estado”.

O presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, juiz do Pleno do TRE, Marcelo Pons Meirelles, também destacou a parceria com a OAB/SC. “Esse ano tivemos essa grande novidade na Votação Paralela que é essa parceria com a OAB/SC, uma instituição sempre ligada à democracia e aos direitos. Essa parceria foi muito importante para mostrar para a população o funcionamento das nossas urnas”, disse.

O sorteio das urnas da Votação Paralela foi realizado com a participação do Grupo de Trabalho Pedal Cidadão. “A importância da participação do grupo é fundamental, porque eles já são nossos parceiros desde 2016, quando estiveram presentes no recolhimento das mídias na Capital, e também nas eleições de 2018, agora atuando nessa função de preenchimento de cédulas com dados de candidatos oficiais do estado, que serão depositadas na urna de lona, para amanhã, durante a votação paralela, serem lidas e digitadas na urna”, explicou Gonsalo Ribeiro, coordenador de Apoio ao Pleno do TRE-SC.

Após o preenchimento, as cédulas foram depositadas nas urnas de lona, que serão lacradas e abertas somente neste domingo (15), no horário de início da votação oficial, às 7 horas.

Já as urnas sorteadas para a auditoria dos sistemas passarão por procedimentos para verificação da autenticidade dos sistemas no dia da eleição, antes do início da votação.

Resultado – Urnas sorteadas

Votação paralela   

Zona EleitoralMunicípioLocal de VotaçãoSeção
12ªFlorianópolisFAESC – Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina45
31ªTijucasEscola de Educação Básica Professora Olívia Bastos84
14ªIbiramaEscola de Educação Básica Valmor Ribeiro109
77ªFraiburgoCentro de Educação Municipal São Miguel155

Urnas submetidas à verificação da autenticidade e integridade dos sistemas (na própria seção eleitoral sorteada)

Zona EleitoralMunicípioLocal de VotaçãoSeção
22ªMafraEscola de Educação Básica Doutor Francisco Izabel44
82ªGuaraciabaEscola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos105
73ªImbitubaEscola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão37
54ªBalneário GaivotaEscola de Ensino Fundamental Professor Darcy Ribeiro116
61ªSearaSociedade Esportiva Recreativa Cultural Ipiranga51
18ªCatanduvasE.M.E. Básica Prof. Vitoldo Alexandre Czech322
23ªLauro MüllerCEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos (Escola)81
78ªJardinópolisEEB Fazenda Triângulo143

Os trabalhos da auditoria são conduzidos pela Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, presidida pelo juiz Marcelo Pons Meirelles, integrante do Pleno do TRE-SC, e composta por 6 servidores da Justiça Eleitoral catarinense: Gonsalo Agostini Ribeiro, secretário; Fabiano Marcelino Vieira; Luiz Antônio Ribeiro; Giovanni Turazzi; Wiliam Leonardo dos Santos; e, Juliana Felipe Bartras. Além disso, o procurador regional eleitoral André Stefani Bertuol atuará em nome do Ministério Público. O juiz substituto do Pleno, Renato Boabaid, integrará a Comissão na qualidade de membro suplente. O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, Paulo Fretta, está coordenando os trabalhos pela Seccional catarinense.

Estiveram presentes na cerimônia, auxiliando no sorteio, os juízes do Pleno do TRE-SC, Luis Francisco Delpizzo Miranda, Wilson Pereira Júnior, Rodrigo Fernandes e Renato Boabaid; e o procurador-geral de Justiça, Fernando de Comin.

Mais Acessadas

Carregando...