A probabilidade de ocorrer casos de gêmeos na raça bovina é de menos de 0,5%, já trigêmeos não tem uma estatística, pois é ainda mais raro.

18 de novembro de 2020

Um caso raro aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, no interior de Erval Velho, uma vaca da raça holandesa, deu a luz a trigêmeos. O fato aconteceu na propriedade dos irmãos Betoni na comunidade Canhadão.

Cristiano Casara, veterinário em Joaçaba há 16 anos, trabalha diariamente com vaca de leite e teve o privilégio de fazer o parto e presenciar esse fato tão raro.

“Eu estava na propriedade fazendo um procedimento cirúrgico em outro animal, quando ao final, o produtor me chamou para intervir em uma vaca que estava tendo dificuldades para dar a luz. Auxiliei ela e nasceu um macho, como procedimento sempre verificamos se tem mais algum animal dentro, então ao colocar a mão puxei o segundo macho e na terceira vez que fiz a verificação para nossa surpresa nasceu a fêmea. Foi realmente um momento muito marcante, me sinto agraciado em viver essa maravilha da profissão”, conta.

A probabilidade de ocorrer casos de gêmeos na raça bovina é de menos de 0,5%, já trigêmeos não tem uma estatística, pois é ainda mais raro.

“Atendo a propriedade desde 2004 e essa vaca não sofreu nenhum procedimento hormonal para ela emprenhar, nenhuma super ovulação, foi feito apenas inseminação artificial normal e para a nossa surpresa apareceu os trigêmeos, sendo um caso bem atípico”, afirma.

A propriedade ordenha em torno de 70 vacas diariamente, todas da raça holandesa de alta produção.

“Fiquei muito emocionado com esse momento, estamos trabalhando de manhã, tarde e noite já a tantos anos com bovinos e hoje ser agraciado com uma obra de Deus como essa, é algo inexplicável”, finaliza.

Os filhotes, bem como a mãe passam bem e serão acompanhadas pelo veterinário.

Mais Acessadas

Carregando...