Chuvas intensas causaram estragos em cidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense. Defesa Civil mantém alerta para risco de deslizamentos e alagamentos

22 de janeiro de 2021

A chuva registrada nos últimos três dias atingiu o volume médio que era esperado para todo o mês de janeiro em cidades de Santa Catarina. Foram registrados estragos, com alagamentos e deslizamentos, sobretudo em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense. No Vale, o aumento do nível de rios deixou municípios em estado de atenção. Nesta sexta-feira (22), o Estado segue com alerta para risco de novos alagamentos e deslizamentos, já que a previsão aponta que a chuva deve continuar.

Segundo dados da Defesa Civil estadual, as cidades com maior acumulado de chuva nas últimas 72 horas foram Pomerode (198 mm) e Benedito Novo (188 mm), no Vale do Itajaí; Garuva (179 mm), no Norte; Timbó (177 mm), também no Vale; e Garopaba (173 mm), no Litoral Sul catarinense.

Outras cidades que registram volumes expressivos de chuva nos últimos três dias foram Papanduva (167 mm), no Norte, Florianópolis (166 mm), Bombinhas (163 mm), no Vale, e Schroeder (158,8 mm) e Barra Velha (150 mm), também no Norte.

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, a média de chuva esperada para janeiro era entre 150 mm e 190 mm para a maioria das regiões do Estado, podendo chegar a um volume entre 200 e 250 milímetros na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

As chuvas intensas registradas nesta semana são atribuídas a uma área de baixa pressão e ao intenso transporte de umidade para o continente.

Alerta para risco de alagamentos e deslizamentos segue até sábado

Tanto a Epagri/Ciram quanto a Defesa Civil reforçaram nesta sexta-feira (22) o alerta para as chuvas intensas em Santa Catarina e para o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Conforme a Epagri/Ciram, chuva persistente deve seguir ao longo desta sexta do Planalto ao Litoral, especialmente no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

Já a Defesa Civil estende o alerta para até o fim deste sábado (23), quando a chuva deve diminuir, mas os riscos de deslizamentos continuam, por conta dos acumulados de chuva dos últimos dias.

O Rio Itajaí-Açú, em Blumenau, segue em estado de alerta(Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Mais Acessadas

Carregando...