O servidor público precisou de internação em julho de 2020

3 de fevereiro de 2021

Luciano Turatto, um paciente de Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, recebeu alta após seis meses internado devido à Covid-19. Na terça-feira (2), o homem – que tem 45 anos e é servidor público – deixou o  Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz para entrar para a lista dos mais de 550 mil catarinenses que se recuperaram do novo coronavírus. 

O Governo de Santa Catarina divulgou a história de Luciano nesta quarta-feira (3). Segundo a Secretaria de Comunicação, a alta foi comemorada com alegria por familiares e amigos do paciente, além de profissionais de saúde do hospital. 

Histórico do paciente

Luciano testou positivo para a Covid-19 em julho de 2020.  De início, ele apresentou febre, cansaço, feridas pela boca e um quadro leve de diarreia. Mas, antes mesmo do resultado do exame, no dia 18 de julho, Luciano sentiu os sintomas se agravarem, precisou ir para o hospital e precisou ser internado.

Segundo a Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, a média de permanência dos pacientes com Covid-19 em UTI se mantém em 14 dias. Entretanto, devido ao tempo de recuperação, o caso de Luciano foi desafiador para a equipe médica do Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos. O paciente ficou internado durante 188 dias – destes, 172 em UTI, com necessidade de respiração mecânica por 115 dias. Uma equipe multidisciplinar com técnicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros profissionais atuaram no tratamento. 

O médico que acompanhou o tratamento conta que o coronavírus afetou com gravidade os pulmões, o fígado, rins, coração e o cérebro. “O vírus atacou, praticamente, todos os órgãos do Luciano. Ele desenvolveu diversas e sérias complicações como pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal e foi vencendo cada uma delas”, afirma o médico Hélio Anjos Ortiz Junior.

Segundo o médico, desde o início da pandemia até agora, o caso de Luciano foi o mais longo de tratamento à Covid-19 na unidade.

A alta de Luciano

O paciente recebeu alta por  volta das 11h da manhã de terça-feira (2) e foi recebido por homenagens. O corredor por onde o paciente saiu foi emoldurado pelos profissionais de saúde, que aplaudiram o fim da batalha de Luciano contra a Covid-19.

Ele deixou o Hospital de cadeira de rodas, e terá que reaprender ações que antes eram naturais.

Veja o vídeo que mostra o momento em que Luciano recebeu alta:

Mais Acessadas

Carregando...