Incansável e criativo revelou seu arrojo e espírito empreendedor em várias cidades brasileiras

19 de fevereiro de 2021

Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e São Paulo respeitam luto nestes próximos dias pela lamentável perda de um dos mais visionários empresários do turismo no Brasil.

Júlio Tedesco era um empreendedor nato e engenheiro muito à frente de seu tempo. Deve-se a instalação do Parque Unipraias, o teleférico que atrai milhares de turistas a Balneário Camboriu.  Alegra e informa jovens e adultos pelas maravilhosas paisagens do mais disputado balneário catarinense, pelas belezas da praia de Laranjeiras, pelas riquezas da floresta nativa. E encanta as crianças pelas inúmeras atrações implantadas desde o início das atividades do extraordinário empreendimento turístico. Foi inaugurado há 21 anos e já recebeu mais de 4 milhões de pessoas.

Ainda em Balneário Camboriú, a excepcional valorização da chamada Barra Sul, nas últimas décadas, na foz do rio Camboriú, deve ser creditada ao líder industrial precocemente falecido, atingido tragicamente pelo Covid-19.about:blankhttps://acdn.adnxs.com/dmp/async_usersync.html

Pelos ciclos históricos, Camboriu ganhou destaque, primeiro, pelo Hotel Fischer,  construção incentivada por seu pai Primo Tedesco, o descobridor do balneário, e o ex-presidente João Goulart. Na sequência, foi o norte que ganhou destaque nacional com o Hotel Marambaia,  onde começaram a surgir os belos e modernos edifícios, atraídos pelos eventos nacionais transmitidos por redes de TV.

A última etapa, a partir do Unipraias, é toda obra de Júlio Tedesco. A Marina Tedesco, a mais ecológica e moderna do Brasil, atraindo embarcações, gerando empregos, elevando a receita pública e valorizando os imóveis em todo o sul da praia.

Credite-se a empresário catarinense a inclusão de Santa Catarina na rota dos cruzeiros marítimos, com a construção de uma moderna e confortável estação de embarque na área do Unipraias.

Em Caçador, Júlio continuou os projetos da família com o reflorestamento e a indústria de papel, com as mais modernas máquinas do país e um tratamento humano para os colaboradores.

Incansável, implantou um teleférico em Canela, ampliando o fluxo turístico na região de Gramado.  Na região, inovou com o único Museu de Esculturas de madeira do Brasil, com animais que emitem sons.

Criativo como poucos, partiu para Aparecida do Norte e construiu um teleférico para atendimento dos milhares de peregrinos que visitam o Santuário da Padroeira do Brasil, ligando-o ao morro do Cruzeiro. Aprimorou o conforto para os visitantes com o Trem do Devoto.

Desportista desde a juventude, amável com todos, aquele idoso de cabelos logos que encantava interlocutores e cativava plateias pelo Brasil, silenciou ontem para sempre. Perda irreparável para Santa Catarina.

Mais Acessadas

Carregando...