Os Bombeiros Voluntários de Caçador completam neste sábado seu cinquentenário de fundação

20 de fevereiro de 2021

Os Bombeiros Voluntários de Caçador completam neste sábado seu cinquentenário de fundação, ocorrida no dia 20 de fevereiro de 1971, quando um grupo de cidadãos caçadorenses abraçou o ideal de criar em nossa cidade uma corporação de bombeiros, com a missão de combater os incêndios que frequentemente atingiam a cidade, causando perdas irreparáveis para suas vítimas.

De um começo difícil, com escassos recursos, contando principalmente com a força de vontade e o trabalho abnegado de seus idealizadores, os Bombeiros Voluntários de Caçador foram evoluindo ao longo destas cinco décadas de ininterrupto funcionamento, diversificando o seu atendimento, modernizando seu acervo de equipamentos e, principalmente, capacitando seus integrantes nas mais avançadas técnicas de resgate, permitindo assim que pudesse oferecer a resposta eficaz nos sinistros causados pelas ações e omissões do homem.

Ao par dos atendimentos de urgência e emergência, tem trabalhado também na capacitação de pessoas da comunidade, difundindo entre a população uma cultura de prevenção, meio eficaz de evitar a ocorrência de eventos danosos.

Com o olhar voltado para as gerações futuras, desenvolveu também um projeto social, oferecendo atividades para crianças de 12 a 14 anos, que atuam como Bombeiros Mirins e adolescentes de 14 à 17 que atuam como Bombeiros Aspirantes.

Atualmente 31 cidades do Estado de Santa Catarina contam com uma corporação de Bombeiros Voluntários e em Caçador, o apoio da comunidade através do Poder Público, classe empresarial, clubes de serviços, dentre outros segmentos da sociedade, foi decisivo para o funcionamento dos Bombeiros Voluntários de Caçador nestes cinquenta anos.

Os Bombeiros Voluntários são homens e mulheres que ao par de suas atividades profissionais, ingressam na corporação na condição de alunos e após intenso treinamento com duração aproximada de um ano, estão aptos para desenvolver suas atividades nos diversos atendimentos que a corporação presta, sempre atentos ao lema que define a sua missão, visão e valores: “A garra como estímulo, a coragem como arma, o fogo como instrução, Bombeiros Voluntários de Caçador”. Salvar Salvar, sempre Salvar”!

Mais Acessadas

Carregando...