Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 2004

4 de abril de 2021

Alguns meteorologistas divulgaram nesta semana a possibilidade de formação de um furacão em Santa Catarina, o que deixou muitas pessoas assustadas. No entanto, especialistas ouvidos pelo Diário Catarinense explicam que essa previsão é falsa.

Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 2004. Com o anúncio da possbilidade de um novo fenômeno como esse, as buscas no Google por furacão em Santa Catarina chegaram a aumentar 150%.

Não vai ter furacão

Conforme o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, existem vários modelos de análise do tempo que são atualizados a todo momento. No início da semana, um desses modelos, em uma única atualização de dados, indicou um deslocamento de um ciclone em direção ao continente, que se formaria no oceano entre o Sudeste e o Sul do Brasil.  

O meteorologista explica que esse é um deslocamento atípico, porque a tendência é que o ciclone se desloque do mar para alto mar. Por isso, poderia causar um fenômeno climático de maior intensidade. No entanto, as atualizações seguintes deste modelo de análise mostram que não há mais essa condição.  

Quando tratamos de um ciclone, a previsão com muitos dias de antecedência muda muito. Então normalmente não confiamos muito no modelo, com sete a 10 dias antes, porque cada atualização vai dando uma informação diferente. Temos que ir acompanhando para ver a situação real. Ou seja, não existe essa previsão, hoje, de furacão — explica o meteorologista. 

Segundo a Defesa Civil, um ciclone extratropical que está localizado no mar, entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vem influenciando as condições do tempo no Estado desde terça-feira (30), provocando rajadas de vento fortes. No entanto, ao longo desta quinta (1º), o sistema já se desloca para alto mar.

A Epagri/Ciram explica que o ciclone ainda influencia as condições marítimas nesta quinta-feira, provocando mar agitado e alagamentos costeiros pontuais, mas também destaca que o fenômeno já está se afastando da costa.

Previsão do tempo para os próximos dias  

A previsão do tempo para o feriadão de Páscoa indica que os dias serão típicos de outono, com temperaturas amenas no início da manhã, que sobem no decorrer do dia. Pode ocorrer geada isolada na Serra no amanhecer. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, por conta do sistema de alta pressão no mar, algumas cidades do Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte têm chance de chuva passageira.

Mais Acessadas

Carregando...